O Walmart, uma cadeia de retalho dos EUA, expandiu as suas capacidades logísticas oferecendo acesso a serviços de transporte marítimo aos responsáveis de procurement, a partir do Vietname, segundo a Procurement Magazine.

Este novo posicionamento permite às empresas expedir contentores completos diretamente das cidades vietnamitas de Ho Chi Minh ou Hai Phong, para os EUA, apoiando uma gestão de inventário integrada com o Walmart Fulfilment Services (WFS) em localizações-chave na América do Norte.

Ao expandir a rede de transportes estabelecidas na China até aos portos do Vietname, o Walmart proporcionará uma maior flexibilidade nas estratégias de fornecimento e transporte para os responsáveis de procurement.

O processo logístico foi pensado com o objetivo de maximizar a eficiência no aprovisionamento. Assim, os fornecedores preparam os contentores nos portos do Vietname ou da China, passam pela alfândega dos EUA e, posteriormente, integram a carga na rede logística do Walmart.

A decisão de integrar o Vietname na rede global do Walmart vem no seguimento das tarifas impostas pelos EUA sobre as mercadorias chinesas, que atingem até 55%. Por sua vez, as tarifas no Vietname estão limitadas a 20%.

Esta mudança potencia não só as oportunidades de aprovisionamento, mas também acompanha o crescimento das exportações vietnamitas. Entre janeiro e julho deste ano, as exportações do país do sudeste asiático para os EUA dispararam para 85,1 mil milhões de dólares.

O Walmart decidiu ainda participar na International Sourcing Expo do Vietname (uma feira anual de sourcing que liga empresas de manufatura com redes de distribuição), e estabelecer contactos com vendedores locais.