Está a nascer na Baviera o maior centro logístico da Europa construído integralmente em madeira. Localizado no porto de Straubing-Sand, o projeto da Garbe Industrial e da Logicenters representa um investimento de 31 milhões de euros e promete reduzir em 66% a pegada de carbono, face a uma construção convencional, estabelecendo novos padrões de sustentabilidade na logística.

O porto de Straubing-Sand, na Baviera, está a acolher a construção do maior centro logístico da Europa integralmente feito em madeira, um projeto inovador que promete redefinir padrões de sustentabilidade no setor.

A cerimónia de colocação da última trave reuniu representantes políticos, empresariais e os responsáveis da Garbe Industrial e da Logicenters, a plataforma de desenvolvimento e gestão de imobiliário logístico do grupo Nrep. O investimento ascende a 31 milhões de euros e a conclusão da obra está prevista para o quarto trimestre de 2025.

Com uma área total de 27 mil m², o edifício está a ser erguido sobre um terreno de 47 mil m² e inclui cerca de 24.500 m² de armazém, 1.500 m² de mezanine e 1.100 m² de escritórios e zonas sociais. A infraestrutura contará ainda com 26 docas de carga e descarga, nove portões seccionados e soluções de acessibilidade coberta.

A inovação está no recurso a madeira certificada PEFC, proveniente de florestas sustentáveis da Baviera, Áustria, Suíça e Alemanha, num total de 4.400 m³. Segundo a Garbe Industrial, esta opção permite reduzir em 66% a pegada de carbono face a uma construção convencional em betão. O edifício integrará também cobertura verde, sistema fotovoltaico de 2 MW e bombas de calor ar-ar, estando previsto alcançar a certificação DGNB Gold.

Adrian Zellner, membro do conselho executivo da Garbe Industrial, sublinha que “o objetivo é conciliar ecologia e economia, promovendo edifícios que consumam menos recursos e tenham menor impacto ambiental”. Também Martin Ohly, diretor-geral da Logicenters Alemanha, destaca a importância do projeto: “Com este centro logístico estamos a definir novos padrões de sustentabilidade. A procura por ativos alinhados com critérios ESG está em forte crescimento e queremos ser pioneiros no setor”.

Localizado junto ao rio Danúbio, com acesso direto a ligações ferroviárias e às autoestradas A3 e A92, o novo centro reforça o papel do porto de Straubing-Sand como plataforma trimodal de referência. As negociações para a ocupação do espaço estão já em curso, sendo expectável que o ativo esteja totalmente arrendado aquando da sua inauguração.