Select Page

Entre janeiro e junho, as exportações nacionais de frutas, legumes e flores atingiram mais de 1.288 milhões de euros, registando um crescimento de 9,5% face a 2024, segundo dados do INE. As importações também subiram, totalizando 1.486 milhões de euros.

As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores registaram um crescimento de 9,5% em valor no primeiro semestre de 2025, ultrapassando os 1.288 milhões de euros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em volume, foram vendidos para mercados externos mais de 837 milhões de quilos, uma subida de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

As importações seguiram a mesma tendência, crescendo 9,2% para 1.486 milhões de euros, mais 128 milhões do que em 2024. Em termos de volume, as compras ao exterior aumentaram 11,2%, passando de 1.240 milhões de quilos para 1.380 milhões de quilos.

“A União Europeia é o principal destino das frutas, legumes e flores produzidos em território nacional. Os números mostram que Portugal está cada vez mais competitivo, oferece produtos diferenciados, com segurança alimentar e de enorme qualidade. Mas precisamos de ambição e de um compromisso sólido que permita desbloquear o enorme potencial do setor agrícola e reduzir o peso das importações”, defende Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

O responsável reforça ainda a importância da cooperação entre agricultores e da concentração da oferta para aumentar a competitividade, bem como da aposta em infraestruturas de regadio e numa gestão eficiente da água.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – conta atualmente com 112 sócios que representam cerca de 5.000 agricultores. Criada em dezembro de 2010, a associação tem como missão valorizar a origem “Portugal” e promover os produtos nacionais, tanto no mercado interno como no externo.