O armador italiano Grimaldi Group recebeu o Grande Tianjin, o seu segundo navio pure car and truck carrier (PCTC) preparado para operar com amoníaco, reforçando a aposta em combustíveis alternativos de zero emissões. Com capacidade para 9.000 CEU, a embarcação iniciará a 19 de agosto a sua viagem inaugural, levando veículos elétricos Leapmotor da China para a Europa.

Entre as soluções técnicas, o Grande Tianjin integra um motor principal de baixo consumo, dispositivos de poupança de energia (leme torcido e bulbo de leme com aletas) e um sistema de ligação elétrica de média tensão para operação com zero emissões em porto. O navio conta ainda com a certificação Ammonia Ready da RINA, que garante a possibilidade de conversão futura para operar com amoníaco.

Este é o segundo de dez PCTC de nova geração encomendados pela Grimaldi, todos com certificação Ammonia Ready. As primeiras cinco unidades terão capacidade para 9.000 CEU e as restantes cinco para 9.800 CEU.

A cerimónia de batismo e entrega realizou-se a 8 de agosto nos estaleiros Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS), subsidiária da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), e assinalou também a entrega do 600.º navio construído pela SWS.