Select Page

A Axpo concluiu com sucesso, no Porto de Algeciras, a primeira operação de abastecimento ship-to-ship de Bio-GNL (gás natural liquefeito de origem biológica), no segmento dos grandes navios porta-contentores. Mais de 4.000 metros cúbicos de Bio-GNL com certificação ISCC foram fornecidos ao navio CMA CGM Fort Bourbon, num marco relevante para a descarbonização do transporte marítimo.

A operação vem reforçar a posição da Axpo em combustíveis marítimos sustentáveis e sucede a outros abastecimentos recentes realizados pela empresa em portos estratégicos como Málaga e Sines.

O Bio-GNL foi obtido através de liquefação virtual na Central de Regaseificação da Enagás em Cartagena, certificada desde julho de 2024 pela International Sustainability and Carbon Certification (ISCC EU), que garante o cumprimento dos critérios ambientais, sociais e de rastreabilidade definidos pela Comissão Europeia. Cartagena assume-se como um ponto-chave para o fornecimento de combustíveis marítimos de nova geração no Mediterrâneo, apoiando os objetivos de descarbonização da União Europeia.

“Esta operação demonstra o compromisso da Axpo em liderar soluções sustentáveis de GNL no mercado ibérico e em apoiar ativamente a descarbonização do setor marítimo. Estamos empenhados em expandir a nossa oferta de Bio-GNL para responder à crescente procura por combustíveis marítimos mais limpos e ajudar os nossos clientes a cumprir as suas metas de redução de emissões.”, sublinha Daniele Corti, Head Small Scale LNG da Axpo.

A Axpo afirma que pretende manter-se na linha da frente da transição verde no transporte marítimo, ampliando a sua carteira de Bio-GNL e estabelecendo parcerias estratégicas com líderes do setor. O certificado de sustentabilidade desta entrega foi emitido no início de agosto de 2025 pela Enagás.

Foto: Enagás