O início da ampliação do cais comercial da Figueira da Foz foi assinalado com a cravação da primeira estaca. Trata-se de uma obra orçada em mais de 20 milhões de euros, que deverá estar concluída em 2026.

Adjudicada à Mota Engil, a intervenção contempla o aprofundamento do canal de navegação e o alargamento da frente de cais, de forma a permitir a receção de navios de maior dimensão.

Assim, está previsto o aprofundamento da barra, do canal de navegação e da bacia de manobras (desde a barra até à ponte Edgar Cardoso), a ampliação do cais e o seu apetrechamento — incluindo o aprofundamento, infraestruturas hidráulicas e elétricas de apoio, construção de um novo pontão para estacionamento de rebocadores, remoção dos molhes da Doca dos Bacalhoeiros e reabilitação dos paredões de poente e nascente —, permitindo a criação de uma bacia de manobra em frente ao cais acostável. A empreitada inclui ainda trabalhos de minimização de impacto ambiental e ações arqueológicas.

A nova estrutura será suportada por 126 estacas metálicas, sendo que só esta componente de betão armado e fundações representa um investimento de 5,38 milhões de euros — cerca de 26% do valor total da empreitada. O projeto prevê ainda o apetrechamento do novo cais com equipamentos de apoio à operação portuária, como defensas, cabeços de amarração, escadas metálicas e argolões, com vista a uma maior segurança e funcionalidade.

Este é um investimento partilhado, com 9,1 milhões de euros através do programa “Sustentabilidade 2030”, 4,4 milhões de euros por empresas privadas com atividade no porto (Celbi, Navigator, Operfoz e Yilport) e 8,4 milhões de euros com fundos próprios da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF).

O início desta nova fase da empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz foi assinalado, simbolicamente, a semana passada com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, entre outras entidades.