Os CTT anunciaram o investimento de cerca de 1,5 milhões numa nova máquina de separação de encomendas no Centro Operacional de Algoz, no Algarve. Com capacidade máxima de processamento de 125.000 pacotes por dia, vai, assim, contribuir para duplicar a capacidade de tratamento.

O novo sorter foi apresentado esta segunda-feira, 21 de julho, no âmbito da nova fase de automatização do centro, que assegurará 200 postos de trabalho diretos e indiretos até final do ano.

“Este investimento insere-se, por um lado, na estratégia de desenvolvimento das operações dos CTT, robustecendo a nossa componente ibérica ao abrir um novo corredor operacional entre o Algarve e a Andaluzia”, afirma o CEO da empresa, João Bento, citado em comunicado.

Por outro lado – adianta – reforça a proximidade dos CTT às populações, criando postos de trabalho nesta região do Algarve e melhorando a qualidade do serviço: “Estamos muito satisfeitos com o início de atividade deste sorter, na continuidade de vários investimentos operacionais que estamos a empreender, fortalecendo o nosso papel de operador logístico para o comércio eletrónico.”

O Centro Operacional do Algoz iniciou atividade em abril de 2022: com cerca de 4 500 m2, numa área de implantação de mais de 9 000 m2, possui 61 saídas para mais de 150 rotas de distribuição. O foco da atividade são as encomendas expresso.

Além de maior capacidade, a nova máquina permitirá reduzir tempos de processamento, com “significativos impactos positivos na qualidade de serviço prestado em todos os municípios servidos por este centro operacional”.

A infraestrutura atual dos CTT conta com 73 centros operacionais na Península Ibérica, 30 dos quais totalmente automatizados, sendo que 17 servem os dois países, processando mais de 500 mil objetos por dia, com total cobertura ibérica.