Foi colocada a primeira pedra naquele que será o maior centro logístico nacional: o Worten Orders Park, situado no Parque Logístico Lisboa Norte, em Castanheira do Ribatejo. A plataforma terá 115.000 m².

Toda a operação logística da Worten será centralizada neste polo logístico, que irá abastecer a rede de mais de 200 lojas na Península Ibérica, e reforçar a agilidade das operações no marketplace digital da retalhista portuguesa.

“A necessidade que este centro logístico irá colmatar, é a nossa obsessão em ser os mais rápidos a entregar em Portugal”, afirma Pedro Chainho, heaf of supply chain da Worten, em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine. A estratégia assente nas lojas da marca passa pela entrega dos produtos em duas horas em todo o território nacional e, com esta nova aposta, a empresa pretende possibilitar aos clientes receber as encomendas em casa – ou em qualquer localização – no dia a seguir a realizarem a compra até à meia-noite. “O Orders Park é uma peça instrumental muito importante para fazer esta orquestração.”

No que diz respeito à tecnologia, numa primeira fase, o centro logístico contará com um sorter que terá a capacidade de processar 10.000 peças/hora, e que será “fulcral” para abastecer os pedidos omnicanal, todas as lojas, e para cumprir a promessa de entregar encomendas em 24 horas. Estão ainda a ser estudados “comboios logísticos” para percorrer os 115.000 m² do armazém, e haverá automação também a nível do armazenamento.

Durante a apresentação do projeto, Marcelo Martins, director of logistics warehouse management da Worten explicou os desafios da operação da marca até ao momento. “À data temos seis entrepostos, e é muito difícil fazer a gestão operacional e todo o planeamento. São muitas ineficiências logísticas que, naturalmente, se traduzem em custos logísticos difíceis de controlar. A nossa operação é descentralizada neste momento, e é um desafio diário para as nossas lojas físicas e para os nossos clientes online não sentirem essa complexidade logística”. Agora, com a centralização da operação, acredita que conseguirão apresentar uma proposta de valor mais “diferenciadora” aos clientes. Marcelo Martins destacou ainda que a infraestrutura irá possibilitar a escalada da internacionalização da marca.

Mário Pereira, COO da Worten, referiu durante a apresentação que esta aposta surge no sentido de reforçar, a longo prazo, a proposta de valor da empresa. “Reforço aqui a importância da qualidade da operação que vamos desenvolver: estamos a criar um projeto inovador em processos, equipamentos, automação e sorters.” A sustentabilidade também será tida em conta para esta plataforma logística, uma vez que será “energeticamente super eficiente, com produção de energia solar e aproveitamento de águas fluviais”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, também marcou presença no evento, começando por destacar a importância do last mile na vida dos cidadãos das grandes cidades, e como essa já é uma preocupação para várias empresas. Referiu ainda que, atualmente, Vila Franca de Xira é “central” para o país, devido não só à localização de cerca de duas dezenas de empresas, mas também por ser o local onde está a ser construído o Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo, que poderá permitir a intermodalidade. “Tenho vindo a fazer um contacto com o governo – que me parece óbvio que tem de ter concretização – que é a criação de um ramal ferroviário que sirva toda esta grande área”, afirmava o presidente.

Sobre este tema, Pedro Chainho referia à SCM que “a nós beneficia-nos bastante a ferrovia. Temos muita mercadoria que vem por navio, portanto a ferrovia é uma forma muito ágil de trazer a mercadoria para as plataformas”.

O head of supply chain da Worten termina dizendo que “a expectativa é que este entreposto permita suportar o crescimento da empresa para os próximos 20 anos”.

Nesta operação, a Cushman & Wakefield representa o proprietário, a Merlin Properties, entidade responsável pela construção do Worten Orders Park, que deverá estar terminado em 2028. Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties, afirma que “o armazém que iremos desenvolver juntamente com a Worten é o melhor exemplo possível da nova era do setor logístico, que enfrenta novos desafios, que representam uma oportunidade para consolidar um mercado mais eficiente, sustentável e inovador”.

Por sua vez, Sérgio Nunes, head of Industrial & Logistics na Cushman & Wakefield, comenta que “estamos muito satisfeitos por termos apoiado a Merlin Properties na concretização desta operação, que representa a maior transação logística de sempre em Portugal, evidenciando o dinamismo do mercado. Esta nova infraestrutura permitirá certamente à Worten expandir-se e aumentar significativamente a eficiência da sua operação”.

O Worten Orders Park irá empregar 350 pessoas, sendo que, durante picos sazonais, este número irá aumentar.

Legenda da fotografia (da esquerda para a direita): Mário Pereira, COO da Worten, Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties.