A Autoridade da Concorrência tornou pública a aquisição, e controlo exclusivo, da Tirgal por parte da GS Marítima, empresa pertencente ao Grupo Sousa.
A Tirgal – Transitários de Portugal é uma empresa sediada na Maia, especializada em carga marítima, para carga contentorizada e carga convencional, a partir dos portos de Lisboa e Leixões para a Região Autónoma da Madeira, Região Autónoma dos Açores e África Ocidental – São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola.
A GS Marítima atua no setor marítimo de carga e logística integrada, ponto estratégico do Grupo Sousa, que é especializado no setor marítimo-portuário, contando com atividades nos setores da logística, energia e turismo. Entre as companhias do grupo, encontram-se empresas armadoras, de operação portuária e de camionagem, agentes de navegação, transitários, logística, rebocadores e armazéns, contando ainda com uma presença nos setores da logística de gás natural, produção de energia e turismo.
Com a aquisição da Tirgal, a GS Marítima, e o Grupo Sousa, vêm assim reforçar as suas operações no setor transitário em Portugal.
A publicação da Autoridade da Concorrência não descarta a necessidade de aprovação, estando o processo ainda em aberto.