A PaperWeight AI, primeira spin-off da AlmaScience, foi distinguida na 3.ª edição do Prémio Nacional de Inovação, na categoria de Tecnologia, pela sua solução de gestão de stocks para o retalho.

A solução tecnológica combina sensores ultrafinos de papel e inteligência artificial, permitindo que o gestor conheça em tempo real o comportamento dos produtos nas prateleiras. Através desta solução, de investimento reduzido e de aplicação discreta, sem necessidade de câmaras ou dispositivos eletrónicos visíveis, os retalhistas conseguem aumentar a sua eficiência ao nível de controlo de stocks, eliminando perdas por roubo, falhas de stock ou desperdícios.

Assente num sensor à base de papel, instalado sobre as prateleiras pré-existentes na loja, apresenta-se como um sistema plug-n-play escalável. Ao ser colocado sobre equipamentos pré-existentes, reduz a necessidade de investimento das empresas, enquanto minimiza o tempo e a complexidade de instalação. A solução fornece informação em tempo real sobre eventos nas prateleiras, como roturas de stock ou furtos, tornando a operação de loja mais eficiente. No final do seu tempo de vida útil, o sensor é totalmente reciclável.

Carlos Silva, CEO da AlmaScience, considera que “este reconhecimento, que chega após um rigoroso processo de seleção e avaliação por especialistas da NOVA SBE, representa muito mais do que um prémio – é a validação da relevância e impacto do que estamos a construir na AlmaScience, e o reconhecimento do talento e dedicação de toda a equipa que contribuiu, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento desta tecnologia inovadora”.

Por parte da PaperWeight AI, Yoni Engel, CEO, afirma que “esta distinção confirma a nossa visão: tornar as prateleiras inteligentes com informação em tempo real de forma radicalmente simples e escalável, sem câmaras, sem substituição de prateleiras, sem atritos. Apenas dados acionáveis onde mais importa”, e acrescenta que o feedback da indústria do retalho tem sido muito positivo, já estando em curso um piloto com um retalhista nacional de grande dimensão, estando ainda nos planos um outro piloto a nível internacional.