O Porto de Sines foi palco do primeiro abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios em Portugal através de navio. Conhecida como ship-to-ship, a operação agora anunciada aconteceu no dia 4 deste mês.  

Foi protagonista o navio porta-contentores MSC Togo, que se tornou, assim, o primeiro a ser abastecido num porto nacional por meios flutuantes, tendo sido utilizado o Avenir Aspiration.

De acordo com o porto, foram transferidos cerca de 5.400 m³ de GNL, equivalentes a 2.376 toneladas, enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. O fornecimento foi assegurado pela multinacional Axpo, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.

Em comunicado, dá ainda conta de que foram cumpridos os regulamentos e procedimentos internacionais de segurança nestas matérias e acompanhados nos diferentes estágios da operação pela tripulação do navio abastecido, tripulação do navio abastecedor, operador do terminal (PSA Sines), autoridade portuária e autoridade marítima. A manobra de atracação contou com a colaboração da Reboport.

“Esta operação atesta a capacidade do Porto de Sines para fornecer combustíveis alternativos a navios, promovendo menores emissões, o que, aliado a uma localização estratégica, potencia a sua integração nos corredores marítimos verdes”, destaca-se no comunicado.