Fernando Poças conta já com uma vasta experiência profissional na área da logística, especialmente durante o seu percurso na DHL, que ultrapassa os 14 anos. Agora aceitou um novo desafio: ser o head of supply chain da Alegra Orgânica, uma recém-lançada empresa portuguesa de cosmética, composta por gamas de produtos ao nível do tratamento da pele e maquilhagem 100% naturais.

A gestão da supply chain numa micro-empresa tem vários desafios tendo em conta o estado atual da economia global,  o nível de maturidade da empresa e a necessidade de otimização de custos, segundo Fernando Poças. Estes desafios encontram-se tanto a montante, como a jusante. “80% das nossas receitas provêm de países externos, logo, é crucial constituirmos uma cadeia ágil e fiável, de forma a que os nossos produtos cheguem em condições e em tempo útil aos nossos clientes, cumprindo os requisitos regulamentares em cada país de consumo”, explica. Para isso, considera “essencial” contar com o apoio de parceiros “fiáveis”, com os quais possam ultrapassar dificuldades numa “realidade macro-económica instável”.

Graças à experiência que obteve na DHL e, mais recentemente, nos CTT Expresso, o head of supply chain sente-se “confiante” no desafio de ajudar a empresa a destacar-se no seu segmento, e a “tornar-se numa marca de referência para os consumidores cada vez mais conscientes do impacto da sua pegada ambiental, e sensibilizar para os benefícios da utilização de produtos naturais sem comprometer a qualidade e o resultado almejado”.

A título pessoal, Fernando Poças espera que esta experiência lhe permita desenvolver competências que acumulou em supply chain ao nível da grande distribuição e e-commerce, aplicado na ótica do cliente. Pretende ainda encontrar o balanço entre a vida pessoal e profissional, algo que considera um desafio neste setor. O seu mantra profissional passa por “ser sempre parte da solução e nunca do problema”.