Oito em cada dez assistências prestadas a veículos pesados em Portugal estão relacionadas com pneus. A conclusão é da OK24Horas, o serviço de assistência da Euromaster, que revela que os problemas com pneus continuam a ser, de longe, a principal causa de paragens na estrada para camiões e outros veículos comerciais.

Entre os serviços mais frequentes estão a substituição completa de pneus, reparação de furos, montagem de jantes e outras intervenções relacionadas com a roda. Em segundo lugar surgem as assistências que envolvem a montagem de peças sobresselentes (14,5%), seguidas de reparações de avarias mecânicas (3,5%).

O serviço destaca ainda a crescente importância dos sistemas TPMS (sistemas de monitorização da pressão e temperatura dos pneus), que permitem antecipar falhas antes que estas obriguem o veículo a parar – ou mesmo antes que provoquem um acidente.

Durante o ano de 2024, a OK24Horas registou mais de 2.000 intervenções em território nacional, o que representa um crescimento de 12% face ao ano anterior. O tempo médio de resolução de incidentes, desde a chamada até o camião retomar a marcha, foi superior a duas horas.

Para Miguel Brunet, Diretor Geral da OK24Horas, o desempenho do serviço deve-se “à gestão eficaz dos canais de comunicação, que permitem uma notificação e resposta rápidas. Esta digitalização melhora a experiência do condutor, que pode acompanhar todo o processo em tempo real, gerando maior tranquilidade.” O responsável salienta ainda o papel da rede alargada da empresa, composta por mais de 450 pontos de assistência e 2.500 veículos móveis em toda a Península Ibérica.