Será a 18 de setembro, no Hospital da Luz, em Lisboa, que irá decorrer mais uma edição do Pharma Supply Chain, organizado pela Supply Chain Magazine.
“Cadeias de abastecimento em saúde: resiliência, rastreabilidade e inovação” é o mote da conferência, reunindo três pilares fundamentais para este setor.
Atualmente, hospitais, distribuidores e farmacêuticas procuram modelos mais ágeis, regionais e robustos para otimizar a gestão de risco, aumentando a resiliência. Esta é uma necessidade que surge após a pandemia COVID-19, uma vez que expôs fragilidades nas cadeias de abastecimento do setor da saúde, como dependência de fornecedores únicos ou falhas de stock.
No que diz respeito à rastreabilidade, já é uma ferramenta crítica de confiança e não apenas uma exigência legal. Iniciativas como a Diretiva Europeia contra Medicamentos Falsificados (FMD), a DSCSA nos EUA e a regulação de dispositivos médicos (MDR) exigem soluções digitais robustas.
Por fim, a necessidade de inovação. O setor pharma e heatlhcare está a acelerar a digitalização da supply chain, pois ferramentas como Inteligência Artificial (IA), machine learning, digital twins, Internet of Things (IoT), e robótica e automação têm um grande potencial neste setor.
Pode consultar o site oficial do Pharma Supply Chain para obter mais informações ou realizar a sua inscrição.