Graças à expansão do Serviço Europeu de Portagem Eletrónica (EETS), a EVA da Eurowag cobre agora 11 países europeus. As empresas de transporte internacional já podem pagar portagens na Bulgária e na Suíça com um único dispositivo a bordo. Esta cobertura já está em funcionamento, permitindo viagens transfronteiriças mais simples, menos burocracia e uma gestão de rotas mais eficiente.
A unidade de bordo EVA funciona atualmente na República Checa, Eslováquia, Hungria, Áustria, Polónia, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, e, mais recentemente, na Bulgária e na Suíça. Está também operacional em infraestruturas específicas, como a ponte Storebaelt, na Dinamarca, e o túnel Liefkenshoek, na Bélgica.
Destaca-se a travessia dos Alpes pelo túnel de Gotthard, um dos corredores de transporte de mercadorias mais movimentados da Europa. Agora, uma transportadora a realizar um trajeto da Hungria até Espanha pode passar pela Áustria e pela Suíça com um único equipamento, sem paragens ou troca de dispositivos. Os pagamentos de portagens são processados automaticamente.
“Os nossos clientes exigem uma máxima eficiência, não apenas na estrada, mas também a nível administrativo. A EVA e a crescente cobertura EETS conseguem auxiliar na poupança de tempo e dinheiro”, afirma Ivana Lang, diretora da área de portagens da Eurowag.
Antes de ter sido implementada nos novos países, a unidade EVA foi amplamente testada. Além disso, esta solução vai além do pagamento de portagens, visto que permite também aos gestores de frota aceder a dados de localização, ferramentas de planeamento de rotas e a definir alertas para eventos específicos.
O motorista pode ainda planear rotas com base em custos e emissões. O sistema considera o peso e classe de emissões do veículo, as tarifas locais de portagens e zonas ambientais. Os utilizadores têm à disposição calculadoras de CO2 que permitem comparar diferentes opções de trajeto com base na pegada de carbono, ajudando a reduzir custos em países como portagens baseadas em emissões.