A GS1 Portugal acaba de alargar o seu leque de serviços de sustentabilidade com uma oferta focada na eficiência energética que permite às empresas aderentes mudar de fornecedor mensalmente.

Em comunicado, a organização dá conta de que esta intervenção visa uma commodity crítica e um fator crítico de competitividade para as empresas.

Assim, o objetivo do novo serviço é promover a eficiência energética considerando a identificação e transição mensal para os prestadores de serviços de energia elétrica mais custo-eficientes, mapeando também a eficiência energética das instalações dos associados e procurando promover a respetiva otimização.

Esta oferta está dividida em três módulos: custo-eficiência da energia elétrica, em parceria com a startup Manie, especializada na monitorização e gestão de contratação de fornecedores de energia elétrica; certificação energética, em articulação com a Solee, empresa portuguesa centrada em auditorias e certificações; e, finalmente, um plano de otimização de eficiência, da responsabilidade da GS1.

No primeiro módulo, as empresas têm acesso a uma análise automática da fatura de eletricidade e das condições de todos os prestadores de serviço do mercado. A transição para o prestador com tarifa mais económica para a realidade específica de cada empresa é feita automaticamente com periodicidade mensal, com vista a uma redução do custo fixo da eletricidade na fatura.

Já o segundo módulo, envolve a recolha de informação in loco e a simulação da dinâmica energética do edifício. Estes dados são, posteriormente, tratados e utilizados para o cálculo da classificação energética, após o que a empresa recebe um relatório de recomendações.

No que concerne o terceiro módulo, a empresa beneficia de uma análise imersiva das oportunidades de eficiência energética e de tipologias de eficiência correlacionadas, para lá das que têm a ver com os contornos físicos do edifício. O relatório de oportunidades de melhoria considera, entre outros, os sistemas de gestão de energia, o desempenho dos equipamentos de iluminação, refrigeração e aquecimento, os revestimentos e isolamentos, a reutilização e reciclagem de água, mas também as características da frota e dos modelos de distribuição, os processos colaborativos, as parcerias, a relação com fornecedores.