O retalhista sueco IKEA vai aumentar as compras de produtos e matérias-primas à Índia, passando dos atuais 30% para 50%, quer para o mercado local, quer como reforço da cadeia de abastecimento global.
Esta aposta foi dada a conhecer pela Head of Sustainability for Supply do Inter Ikea Group, Christina Niemel Ström, que deu conta do compromisso de longo prazo da empresa com o mercado indiano: “Queremos aumentar o recurso a fornecedores locais, criar produtos na Índia, quer para os clientes domésticos, quer para os globais, e gerar a criação de emprego em toda a cadeia.”
Atualmente, a Índia é um dos dez principais fornecedores da IKEA, contribuindo com cerca de 400 milhões de euros de produtos, por ano, para as operações globais da empresa. Em causa, têxteis, plásticos e metais, com planos para alargar o portefólio para categorias como sofás, colchões e mobiliário de arrumação.
A IKEA possui uma relação de cinco décadas com a Índia, enquanto fornecedor. Como retalhista, a ligação é mais recente, com a primeira loja a datar de 2018. “Temos fornecedores que trabalham connosco desde o início. O nosso crescimento na Índia está alinhado com o desenvolvimento do país. Crescemos juntos”, sustentou a mesma fonte.
A abordagem ao mercado indiano envolve uma componente de sustentabilidade, com a porta-voz a concretizar que o grupo trabalha com cerca de 100 mil agricultores para promover práticas sustentáveis nas plantações de algodão com foco na redução do uso de pesticidas e de água.
Não obstante este reforço, a Europa continua a ser o principal fornecedor da IKEA, seguida das Américas e da Ásia.