A Makro acaba de inaugurar um novo centro logístico com o objetivo de reforçar o marketplace. Localizado em Azuqueca de Henares (Guadalajara), vai permitir alargar a rede de distribuição de produtos não alimentares em toda a Península Ibérica, nomeadamente em Portugal.

Este investimento integra-se no plano estratégico de transformação da empresa, como destacou o CEO em Espanha, Bertrand Mothe: “O novo armazém implica uma melhoria diferencial nos serviços que oferecemos aos clientes do marketplace. Com ele, ampliamos consideravelmente a nossa capacidade operacional, quase triplicando o espaço disponível para stock e gestão de pedidos. Além disso, permite-nos fazer entregas em 24 e em 48 horas de produtos de grandes volumes em determinadas cidades, melhorando a experiência de compra dos nossos clientes de hotelaria.”

A propósito da localização, o diretor de vendas e operações, Yury Shevchenko, sustentou que permite um acesso eficiente a diversas regiões da península, facilitando a distribuição e minimizando os tempos de transporte. “Este armazém converte-se numa base estratégica para futuras ampliações e para a expansão a outras zonas, em função da procura do mercado”, adiantou.

Com uma superfície de 19,064 m2, entre armazém e escritórios, o novo centro será dedicado às cerca de 3600 referências de produtos de marca própria não alimentar, às quais se juntaram os artigos que os fornecedores vendem diretamente no marketplace, num total de 250 mil referências.

Conta com um sistema de gestão próprio, desenvolvido internamente e que permite a coordenação de todos os processos logísticos. Inclui estações móveis de embalamento, visando proporcionar maior agilidade e flexibilidade aos trabalhadores, reduzindo a manipulação de mercadorias. Dispõe, ainda, de máquinas de cintagem semiautomáticas.

A inauguração contou com a presença de representantes da Makro Portugal, a saber, João Pedro Carvalho, diretor de vendas e operações; Filipe Mendes, diretor de compras; e José Cabrera, diretor financeiro.