A LOGIFRIO anuncia o reforço do seu compromisso com a sustentabilidade através de uma parceria estratégica com o Grupo Greenvolt para o desenvolvimento de seis projetos de energia fotovoltaica descentralizada em Portugal e Espanha. A iniciativa permitirá evitar a emissão de mais de 2.000 toneladas de CO₂ por ano, representando um passo significativo rumo à descarbonização das operações logísticas.

Na sede da empresa, em Riachos, a Greenvolt Comunidades está a expandir a infraestrutura existente com a instalação de 1.960 novos painéis solares. Esta unidade passará a contar com uma capacidade instalada de 2,4 MWp, que permitirá uma produção anual superior a 1,78 GWh. Desta produção, 1,1 GWh será destinado ao autoconsumo, enquanto o restante será partilhado com até 647 famílias e empresas da região, no âmbito da criação de uma nova Comunidade de Energia.

No Montijo, outro polo estratégico da LOGIFRIO, a Greenvolt Next está a instalar 1.954 painéis solares com uma capacidade de quase 1,2 MWp e uma produção anual estimada de 1,79 GWh de energia limpa. Em Espanha, já foram concluídos projetos nas unidades de Vitória e Granada, e estão em curso novas instalações em Alicante e Fuenlabrada, que acrescentarão cerca de 2,5 MWp de capacidade.

No total, o plano energético conjunto envolve mais de 10 mil painéis solares, totalizando uma capacidade instalada de 5,4 MWp e uma produção anual superior a 7,6 GWh.

“Estes projetos reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização da atividade logística na Península Ibérica. Reduzimos custos energéticos e partilhamos os benefícios da energia limpa com a comunidade local.”, salienta Vítor Figueiredo, CEO da LOGIFRIO.

Por seu turno, Duarte Ferreira, Distributed Energy Director do Grupo Greenvolt, acrescenta:

“A produção descentralizada é ideal para unidades de frio, com elevados consumos elétricos. Trabalhámos lado a lado com a LOGIFRIO para garantir soluções à medida, eficientes e sustentáveis.”

Além dos benefícios ambientais e financeiros, a parceria entre a LOGIFRIO e Greenvolt destaca-se pela sua visão comunitária e inovadora, ao promover o acesso partilhado à energia renovável e ao reforçar o papel da logística no combate às alterações climáticas.