A Sonepar Espanha, divisão do grupo líder mundial na distribuição de material elétrico, deu um passo decisivo na modernização da sua cadeia de abastecimento com a implementação de sistemas AutoStore™ da Kardex nos seus centros logísticos de Valência e da Galiza.
O projeto marca uma viragem estratégica na operação da Sonepar, que pretende aumentar a eficiência, poupar espaço e acelerar a preparação de encomendas. A solução AutoStore™ – um sistema de armazenamento cúbico automatizado – foi configurada à medida pela Kardex, especialista em soluções intralogísticas, integrando também um sistema ASRS para manuseamento e corte de cabos.
Em Valência, o sistema entrou em funcionamento em fevereiro de 2024, com 8 portas Carrossel, 30 robôs AutoStore e 30.000 caixas plásticas. O sucesso da implementação levou à rápida replicação da solução no centro de Arteixo, na Galiza, que iniciou operações em outubro com 6 portas, 26 robôs e 23.000 caixas.
Além da elevada densidade de armazenamento proporcionada pela estrutura em grelha do AutoStore™, os centros contam agora com o Intuitive Picking Assistant (IPA), uma inovação da Kardex que projeta informações no posto de trabalho, reconhece movimentos das mãos e reduz erros humanos. A tecnologia alia ergonomia, inteligência artificial e análise de dados para acelerar o processo de picking e melhorar a experiência dos operadores.
Também foi instalado o sistema automático de limpeza da Kardex, que contribui para reduzir tempos de paragem e otimizar o desempenho dos robôs.
A Sonepar já integra soluções AutoStore operadas pela Kardex noutros mercados – como Suíça, Alemanha e EUA – e reforça agora a confiança nesta parceria tecnológica em solo espanhol. Esta solução permite-lhe aproveitar melhor o espaço disponível e aumentar a capacidade. Graças à Kardex, os materiais pequenos são agora geridos numa área dedicada, sem necessidade de expandir o armazém”, refere Francisco Velez, engenheiro de supply chain da Sonepar Espanha. “E o Intuitive Picking Assistant ajuda-nos a ser ainda mais eficientes.”