A liderança é fundamental, e uma boa liderança faz a diferença. Por isso, este tema não podia ficar fora do alinhamento da SCM Conference 2025. Muitos dos profissionais que marcaram presença no evento, ou lideram equipas ou são liderados por alguém. Foram partilhadas várias histórias e insights que destacaram a importância de uma boa liderança, e seu impacto nas equipas.
“Mulheres na liderança: da exceção à regra” foi o tema que juntou, numa mesa redonda, Vitória Nunes, BU director Portugal da ID Logistics, Andrea Nunes, Country General manager do Grupo Constant, Ana Leandro, Logistics & Supply Chain director da Auchan Portugal e Liliana Rodrigues, Senior Logistics manager da Brunswick Portugal. A sessão, moderada por Pedro Pinto Barros, Senior manager da PwC, tinha como objetivo conhecer a experiência destas profissionais enquanto líderes das suas empresas, e se alguma vez o género as influenciou de forma negativa nas respetivas carreiras.
Os testemunhos destas profissionais revelaram que nunca sentiram discriminação, ou que foram postas à prova por serem do género feminino. Desta forma, não só consideram, como apelam a que os fatores mais importantes para qualquer pessoa singrar no mercado de trabalho, sejam sempre a dedicação e competência, e nunca o género. No entanto, é necessário que se mudem algumas mentalidades. Foi apontado que muitas mulheres em cargos de liderança ainda são questionadas sobre maternidade ou aparência enquanto que os homens não são abordados com este tipo de questões, mas outras relacionadas com a sua vida profissional.
Ambos os géneros podem ter características semelhantes nas suas funções, ainda que a mulher seja mais associada a empatia e sentido agregador, e o homem à força. Na supply chain existe mais a presença masculina, mas o futuro será misto. No entanto, o painel também destacou o facto de haver setores que têm mais presença feminina, como a educação ou enfermagem. Assim, ficou claro que o mundo do trabalho é feito por pessoas, de ambos os géneros. O importante é a competência, pois “o que caracteriza os homens e as mulheres são os estereótipos”, como afirmava Ana Leandro.
“Inspirador” deverá ser a palavra certa para descrever a intervenção que se seguiu, a cargo de José Costa Faria, que trouxe à SCM Conference 2025 “Histórias Simples de Liderança”. Nos seus 45 anos de vida profissional e 30 de liderança na supply chain, aprendeu muito e deu a aprender. Entre as histórias que partilhou durante o evento, destaca-se um ensinamento que obteve de um chefe numa fase inicial de carreira. Aprendeu a ensinar as pessoas que não sabem, a ajudar as que não podem e a descartar as que não querem. Referiu que foi algo que permaneceu na sua vida profissional para sempre. “A função mais nobre de um líder é ensinar. O que faz a liderança são as pequenas coisas”, refletiu.
Abbadhia Vieira, gelotóloga da Happiness Mentality, protagonizou o momento mais descontraído e cómico do evento. Através de várias alegorias, falou sobre conceitos fundamentais que devem estar presentes no local de trabalho, quer seja enquanto líder ou enquanto trabalhador, como comunicação, transparência, empatia e companheirismo. Apresentou algumas estratégias para promover a felicidade no local de trabalho e como gerir algumas frustrações do dia a dia, como normalizar os dias menos bons, ou fazer pausas para momentos lúdicos.