A Salsa Jeans divulgou o Relatório de Impacto Anual 2024, no qual são destacados os avanços da marca na sua estratégia de responsabilidade social e ambiental – através do programa “Become” -, nomeadamente na redução de emissões de CO2, na circularidade da cadeia de abastecimento, ou no consumo de água.
Entre 2023 e 2024, a marca portuguesa reduziu em 6% as emissões de CO2 de âmbito 1 e 2, cortou 4% de energia nas suas instalações e diminuiu em 25% o consumo de plástico, papel e cartão nas operações logísticas. Atualmente, 41% da energia consumida na sede da Salsa Jeans provém de fontes renováveis, com 15% gerada internamente através de painéis solares.
A aposta na mobilidade elétrica reduziu o consumo de combustíveis da frota em 12%, e apesar do aumento de 22% nas emissões de âmbito 3 – fruto do crescimento do volume de compras -, a marca intensificou a circularidade e o controlo da cadeia de abastecimento.
No que diz respeito à gestão do consumo de água, a marca implementou, em 2021, o Betterwash®, um processo de lavagem certificado que substitui métodos tradicionais por tecnologias como ozono, laser e e-flow, com resultados que atestam uma redução do consumo médio de água por peça produzida em 42%. No ano passado, graças ao sucesso do programa, a empresa criou a Política Betterwash®, estendendo os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos aos seus fornecedores, de forma a otimizar processos através de práticas mais conscientes.
Em 2024, a Salsa Jeans efetuou 2.500 reparações e recolheu 703 peças para doação ou reciclagem, permitindo que 78% dos artigos entregues fossem reaproveitados. Estas medidas estão inseridas no programa Infinity, lançado em 2022, que promove a extensão do ciclo de vida das peças.
Na cadeia de abastecimento, 69% dos fornecedores trabalham com a marca há, pelo menos, cinco anos, e 58% cumprem critérios ESG. O objetivo da marca é atingir 100% de conformidade até 2026.