Contribuir para aproximar os profissionais de logística e o setor portuário é o objetivo da iniciativa “2 Dias, 2 Portos”, que a APLOG – Associação Portuguesa de Logística promove a 1 e 2 de julho e que terá como palco os portos de Leixões e de Viana do Castelo, respetivamente.

Justificando o evento, a associação enquadra que “o mar assume uma importância crescente na economia global, e a faixa atlântica –principal porta de entrada na Europa – posiciona os portos portugueses como elementos estratégicos no desenvolvimento económico do país. As redes logísticas de suporte e os interfaces marítimo-portuários são peças-chave no sistema nacional de transporte e comércio internacional”.

Assim, o programa propõe-se aprofundar o conhecimento sobre as atividades portuárias e a logística periférica; refletir sobre as tendências da comunidade portuária, como a Janela Única Logística e os desafios das acessibilidades e infraestruturas; promover o contacto com projetos de desenvolvimento em curso nos portos nacionais; proporcionar formação especializada em comércio internacional, com um enfoque estratégico e prático, alinhado com os desafios da globalização; e fomentar a troca de experiências e o networking entre profissionais do setor.

No que toca ao curso de comércio internacional, abrange tópicos como megatendências; customs, regulation & compliance; e global procurement.