A empresa ferroviária estatal da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia, espera que o Governo aumente as tarifas de transporte de carga brevemente, apesar da oposição de agricultores e trabalhadores de siderúrgicas, de acordo com um funcionário da empresa, citado pela Reuters.

No ano passado, a Ukrzaliznytsia queria aumentar as tarifas de transporte de carga em 37% para atender ao aumento do preço do combustível, da eletricidade e de reparos de equipamentos, enquanto ainda se lida com o impacto dos ataques russos.

No entanto, os produtores agrícolas estão contra a medida, uma vez que irá aumentar os seus custos de transporte em três a seis dólares por tonelada métrica e pode levar à falência de alguns agricultores.

Este aumento ainda não foi aprovado pelo Governo, segundo o meio de comunicação Rail.insider, citando Valeriy Tkachev, vice-chefe do departamento comercial da Ukrzaliznytsia. “Acredito que haverá indexação de qualquer maneira. Mas o valor da indexação será decidido pelo órgão regulador da Ukrzaliznytsia, o ministério do desenvolvimento”, afirma.

Valeriy Tkachev aponta que a tarifa pode ser aumentada em 20% a 40%, mas que a medida não aumentaria os custos logísticos em mais do que quatro dólares por tonelada e que, acrescenta, “não teria um impacto crítico no setor agrícola”.

A Ucrânia é um país que produz e exporta, a nível global, produtos agrícolas e metais, que são transportados pela ferrovia para portos marítimos para exportação internacional.