Durante o apagão sentido durante a passada segunda-feira na Península Ibérica, e noutros pontos europeus, grande parte da atividade dos países parou. Ainda assim, o Porto de Barcelona foi um exemplo de resiliência operacional perante esta dificuldade.
Em Portugal, o impacto da quebra energética levou à paragem de grande parte das operações, como foi o caso do Porto de Leixões que, perante o apagão, apenas retornou à atividade às 23 horas de dia 28 de abril. Ainda assim, em Espanha, o Porto de Barcelona assegurou que os seus serviços básicos e de sistemas de segurança permaneciam “completamente funcionais”, através de um plano de contingência.
Segundo um post no X ao qual o World Cargo News teve acesso durante a falha de energia, e que já não se encontra disponível, o Porto de Barcelona avançou que “no seguimento do apagão, o Porto de Barcelona ativou o seu plano de contingência, o ‘Pla d’autoprotecció’ (PAU), no nível 1, garantindo operações contínuas com suporte de uma rede de geradores de backup”.
Ainda assim, noutra publicação, o porto catalão afirma estar a recuperar “gradualmente a normalidade nas suas operações, sem registar quaisquer incidentes relevantes”.
O apagão deu-se por volta das 11:33 da manhã de segunda-feira e durou várias horas, tendo sido gradualmente restaurada a eletricidade a nível ibérico. Em Portugal, a REN ativou os seus planos de restauração energética, trabalhando com os operadores e produtores energéticos europeus, mas ainda assim várias áreas operacionais foram impactadas, desde o transporte, logística ou alfândegas.