A CEVA Logistics, subsidiária do Grupo CMA CGM, assinou um acordo vinculativo para a aquisição de 100% da Borusan Tedarik Zinciri Çözümleri ve Teknoloji Anonim Şirketi, numa operação avaliada em 440 milhões de dólares (USD). A aquisição, ainda sujeita às habituais condições de fecho e aprovações regulatórias, representa um importante reforço da presença da CEVA num mercado estratégico para a sua expansão global.
A Borusan Tedarik, com mais de 50 anos de história, é uma referência no mercado logístico turco, oferecendo soluções em logística contratual, transporte terrestre (FTL e LTL), logística de veículos acabados (FVL), transporte aéreo e marítimo e serviços aduaneiros. Em 2024, a empresa registou receitas brutas de 567 milhões de dólares, servindo uma base diversificada de clientes internacionais e locais.
Com esta aquisição, a CEVA quase duplicará a sua operação de armazenagem e distribuição na Turquia, acrescentando cerca de 570.000 m² aos 620.000 m² já existentes. No transporte terrestre, a integração permitirá realizar aproximadamente 1 milhão de transportes domésticos por ano, reforçando também a ligação da rede da CEVA à Europa. No segmento automóvel, a operação posicionará a CEVA entre os três principais operadores de logística de veículos acabados na Turquia. Adicionalmente, a capacidade de transporte marítimo aumentará 25%, e a operação aérea posicionar-se-á entre as cinco maiores do país.
A transação inclui ainda as subsidiárias da Borusan Tedarik na Alemanha, Bulgária, Hong Kong e China, e permitirá à CEVA acolher cerca de 4.000 novos colaboradores.
Mathieu Friedberg, CEO da CEVA Logistics, sublinhou: “Identificámos a Turquia como uma das geografias estratégicas onde esperamos crescer de forma significativa. A integração da Borusan Tedarik permitirá oferecer ainda mais valor aos nossos clientes e crescer acima da média do mercado.”
A aquisição da Borusan Tedarik insere-se na estratégia de crescimento contínuo da CEVA, que tem integrado nos últimos anos importantes players globais como a GEFCO, a divisão CLS da Ingram Micro e, mais recentemente, a Bolloré Logistics.