A crescente popularidade das compras online de moda pode levar a um aumento alarmante no uso de sacos de plástico secundários. De acordo com um estudo recente da DS Smith, até 2030, quase 22 mil milhões de sacos de plástico serão utilizados nas entregas online em seis das maiores economias europeias, o que equivale a mais de 400.000 sacos entregues por hora.
Este fenómeno surge apesar das políticas de redução do plástico no comércio tradicional. Embora a legislação tenha imposto restrições à utilização de sacos de plástico nas lojas físicas, o crescimento do e-commerce tem provocado um aumento do uso desses materiais nas embalagens de transporte, representando um desafio para a cadeia de abastecimento.
O estudo revelou que apenas 7% dos sacos de plástico utilizados no e-commerce são reciclados ou reutilizados, enquanto os restantes 93% acabam em aterros ou são incinerados. Em 2024, foram descartados 2,6 mil milhões de sacos de plástico, e se a tendência se mantiver, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões até 2030.
As projeções da Development Economics indicam que a quantidade de sacos secundários utilizados crescerá 47% devido ao aumento das compras online. Este crescimento impõe desafios à supply chain, exigindo adaptação dos processos logísticos para reduzir o impacto ambiental e otimizar o uso de materiais sustentáveis.
Como a cadeia de abastecimento pode evoluir?
Quase três quartos (74%) dos consumidores europeus acreditam que os sacos de plástico devem ser eliminados sempre que existam alternativas viáveis, e 68% preferem que as suas compras sejam entregues em embalagens de papel ou cartão.
De acordo com Luis Serrano, diretor de vendas, marketing e inovação da DS Smith Ibéria, “embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que toca à substituição dos sacos de plástico”. Este responsável sublinha ainda que é essencial que a legislação seja mais exigente para impulsionar a inovação e o investimento em soluções sustentáveis dentro da cadeia de abastecimento.
Boas práticas na supply chain
Algumas marcas já começaram a adotar medidas mais sustentáveis na gestão da supply chain. A Zalando, um dos principais retalhistas multimarca de moda e lifestyle da Europa, desde 2020 tem vindo a substituir sacos de plástico por sacos de papel reciclado e fibras virgens com certificação FSC. Segundo David Fischer, Diretor de Sustentabilidade e Embalagem Logística da Zalando, “a satisfação dos clientes aumentou 16 pontos percentuais desde a mudança, confirmando a aceitação desta solução mais ecológica”.
A transição para alternativas sustentáveis no e-commerce é um desafio que impacta toda a cadeia de abastecimento. A busca por soluções inovadoras passa pela colaboração entre fornecedores, operadores logísticos e retalhistas para desenvolver novos formatos de embalagem, otimizando o transporte e reduzindo o desperdício de materiais. O futuro das embalagens sustentáveis dependerá do compromisso das empresas, regulação governamental e da exigência dos consumidores por opções mais ecológicas dentro de toda a supply chain.