O acordo antecipado em final de outubro para a cooperação entre Portugal e o Brasil ao nível do setor portuário foi assinado por Paulo Rangel, ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros de Portugal, e Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil. Este memorando estabelece diretrizes para a troca de conhecimentos e tecnologias, com vista à promoção da sustentabilidade, descarbonização e digitalização das operações portuárias, inclusive a implementação de sistemas como a Janela Única Logística (JUL) ou o Porto sem Papel.

A assinatura desde tratado é um reforço das relações bilaterais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável dos portos, bem como o envolvimento do setor privado para fortalecer as infraestruturas e atender às exigências do comércio internacional por práticas mais sustentáveis.

Os portos são pontos críticos de entrada e saída de mercadorias, e têm um papel fundamental na economia dos países, sendo também importante que estes modernizem as suas operações para se tornarem mais sustentáveis. Através deste acordo, ficou formalizada esta cooperação entre os países, abrindo portas para novas iniciativas de modernização, digitalização e de sustentabilidade das atividades portuárias, promovendo um transporte mais ágil e sustentável e melhorando a sua eficiência logística e a competitividade internacional.

É também incentivada a participação do setor privado, com o intuito de criar um ambiente colaborativo entre as empresas e os governos, estando prevista a criação de um grupo de trabalho para a coordenação das ações estabelecidas no memorando, enquanto estratégia de organização e eficiência da implementação das iniciativas.