A indústria de carga aérea, antes presa na pista lenta com e-mails e telefonemas, finalmente entrou na via rápida. Pense nisso como o salto do VHS para os serviços de streaming – sem ter mais as taxas de rebobinagem ou de atraso, apenas eficiência sob demanda e pontual.
Passo a Passo para o Futuro
Não há muito tempo, as reservas de carga aérea eram como resolver um cubo mágico com os olhos vendados – ligando para várias companhias aéreas, fazendo malabarismo com e-mails intermináveis e prendendo a respiração por horas, à espera de um orçamento. Em média, os transitários esperam 91 horas por pedidos de cotação, e 43% do tempo de um executivo de vendas é gasto a analisar preços e RFP, razão pela qual a indústria de carga aérea tem estado ansiosa por uma revisão digital.
Hoje, mais de 70% da capacidade de carga aérea foi digitalizada, e os transitários estão a começar a abraçar a mudança. Transitários por todo o mundo têm aproveitado plataformas neutras de terceiros para aceder à poderosa tecnologia disponível para reserva e gestão contínua de carga aérea.
Experiência do cliente, melhorada
Mas não se trata apenas de uma mudança de formato de chamadas para cliques, é uma mudança conceitual que permite que os transitários entreguem valor aos seus clientes num ambiente em rápida mudança. Numa pesquisa realizada pela Freightos em 2023 com agentes de navegação, despachantes e transportadores, mostrou que 98% dos entrevistados já utilizam soluções tecnológicas, e que 60% utiliza-as para informar melhor as suas decisões operacionais. Isso inclui a integração de inteligência de mercado para conduzir melhores negociações e melhores aquisições dos transportadores, bem como alavancar tarifas dinâmicas juntamente com BSA de longo prazo, taxas contratuais e tarifas promocionais e taxas à vista.
Estas taxas dinâmicas são atualizadas em tempo real com base na capacidade disponível, proporcionando aos transitários visibilidade instantânea de preços, eliminando os atrasos das estruturas tarifárias tradicionais. Ao fornecer uma visão lado a lado de vários tipos de taxas, os transitários podem escolher as melhores opções em segundos, em vez de horas ou dias. E este é apenas um exemplo dos ganhos de eficiência que a digitalização traz.
Como a evolução do VHS para o streaming, a digitalização das reservas de carga aérea percorreu um longo caminho. Com as ferramentas digitais certas, os transitários agora podem aproveitar os dados de taxas para atingir as suas metas de vendas mais rapidamente, cotar de forma mais eficiente e aumentar as taxas de aceitação de agentes e expedidores.
Mas esta evolução é mais do que uma melhoria nos processos – é uma reimaginação de toda a experiência do transitário, e ainda estamos apenas no início.
Denise Gálvez Venema | SMB Sales Executive – Spain & Portugal | WebCargo – by Freightos