O porto de Jebel Ali movimentou 1,4 milhões de TEU em julho, superando o seu anterior máximo histórico registado em 2015, segundo a agência estatal de notícias Wam.
O porto de Jebel Ali da DP World apresentou em julho o seu maior número de contentores movimentados num mês desde 2015, à medida que o comércio exterior não petrolífero dos Emirados Árabes Unidos aumenta devido aos acordos de parceria económica.
O marco agora alcançado pelo principal porto do Dubai segue um forte desempenho no primeiro semestre de 2024, com o porto a movimentar 7.3 milhões de TEU (+3,9%/ano), impulsionado pelo “forte movimento de entrada de carga, particularmente dos principais mercados asiáticos, incluindo China, Japão e República da Coreia”. “Por mais de 45 anos, Jebel Ali tem sido um catalisador para o crescimento do comércio e da economia do Dubai e na região em geral”, disse Bin Sulayem, presidente e executivo-chefe do DP World Group.
“Como um dos maiores e mais eficientes portos do mundo, continua a ser uma pedra angular da nossa rede global, contribuindo significativamente para a visão económica do Dubai e para o comércio regional.” O anúncio surge no momento em que os Emirados Árabes Unidos (EAU) continuam a forjar fortes laços comerciais com diferentes países a nível global, à medida que procuram aumentar o comércio externo não petrolífero.
As exportações não petrolíferas dos EAU para os seus 10 principais parceiros comerciais aumentaram 28,7% durante o período, ao passo que com todos os outros países registaram um aumento de 12,6%. Os Cepas visam reduzir os direitos aduaneiros e eliminar os estrangulamentos que dificultam o comércio com diferentes países. Os Emirados Árabes Unidos pretendem assinar 26 Cepas. Foram concluídos acordos com a Índia, Turquia, Israel, Indonésia, Camboja, Geórgia, Coreia do Sul, Chile e Maurícias, mas estão em curso conversações com a Sérvia, Vietname, Filipinas, Nova Zelândia e Equador. De acordo com Thani Al Zeyoudi, Ministro de Estado do Comércio Externo, os Cepas deverão contribuir para aumentar a economia dos EAU em cerca de 2,6% até 2030.
De realçar que a DP World está também a expandir o seu porto de Jebel Ali e iniciou a construção do seu novo complexo agro-terminal, como parte dos esforços para reforçar a segurança alimentar, um investimento que está a ser realizado em parceria com a Adroit Overseas Canada e a Al Amir Foods.