A LASO fez o transporte de vários componentes eólicos para a ampliação do Parque Eólico da Serra do Sicó (Pombal), entre os quais tubos, pás e nacele, provenientes de diferentes locais. O planeamento iniciou em julho de 2023, e os trabalhos foram realizados entre os dias 29 de abril e 6 de maio.

De modo a aproveitar melhor os seus recursos naturais da Serra do Sicó, foi colocada uma nova torre eólica no Parque Eólico. Tratando-se de equipamentos de grandes dimensões, pesos e volumes, e que têm de ser manejados com cuidado, a LASO teve o desafio de conseguir transportar os componentes pelas estradas portuguesas, destacando que foi uma “rota complexa desde o transbordo até ao local de descarga, devido às grandes dimensões dos componentes”, mas que apesar dos desafios foi capaz de superar todos os obstáculos.

Ao todo, foram transportados quatro tubos, três pás, uma nacele, um hub e um drive train, acrescentando assim uma nova torre ao parque. Nesta operação estiveram envolvidos cerca de 50 profissionais qualificados, desde motoristas, pilotos, gestores de projeto e engenheiros, e contou com o apoio de equipamentos avançados escolhidos especificamente para o efeito, tendo em conta as dimensões e pesos dos componentes, bem como escolta policial, de modo a garantir a segurança e eficiência do processo. “A cooperação entre os diferentes departamentos foi crucial para o sucesso de toda a operação”, afirmou a administração da LASO.

Um dos equipamentos destacados pela empresa para o sucesso da operação foi o Bladelifter, que “desempenhou um papel determinante ao permitir levantar as pás eólicas até 60º de inclinação, facilitando a circulação por estradas sinuosas e zonas povoadas”. A empresa destaca ainda que “esta seleção meticulosa de equipamentos é garantida em todos os projetos que realizamos”.

A LASO considera que “participar na transição energética é um compromisso que assumimos com grande responsabilidade e entusiasmo. Este projeto, em particular, exigiu um esforço conjunto de várias equipas e a utilização de tecnologia avançada para garantir que os componentes chegassem em segurança ao seu destino final”.