Na 14ª edição dos EIPM-Peter Kraljic Awards 2023, celebrada no passado dia 27 de março em Paris, houve duas empresas distinguidas a nível nacional: Bondalti e Rovensa. Anabela Pinto, Head of Supply Chain, e Milton Almeida, Procurement Team Leader, da Bondalti; e Patrícia Roxo, Head of Global Procurement da Rovensa, estiveram presentes na cerimónia de receção do prémio.

Desde 2010 que este prémio destaca as melhores práticas de procurement a nível global, sendo as candidaturas submetidas a uma verificação interna, havendo ainda uma auditoria presencial por parte da organização e uma avaliação.

A Bondalti recebeu a distinção de “Organisation of the Year”, pelo trabalho desenvolvido pelas suas equipas de procurement. Enquanto empresa que atua na área química, e que tem como visão e desafio praticar uma química sustentável, este departamento desempenha um papel fundamental na manutenção da eficiência e eficácia da cadeia de abastecimento, bem como na garantia de que as estratégias de aquisição estão em linha com a visão da Bondalti.

“Integrado nas operações da Bondalti, o departamento de Procurement constitui um componente crítico da organização da cadeia de abastecimentos da empresa”, pode ler-se no site da EIPM, “o departamento está ativamente envolvido no fornecimento de materiais e serviços que se alinham com as necessidades da empresa, aspirações de inovação e objetivos de sustentabilidade”, sendo uma peça importante para apoiar a entrada da Bondalti em setores de negócios novos e inovadores, incluindo hidrogénio, captura de carbono e refinação de lítio.

“A equipa de compras adotou uma grande variedade de melhores práticas e desenvolveu fortes relacionamentos em toda a empresa e stakeholders”, destaca ainda a EIPM.

No caso da Rovensa, foi distinguida com o prémio “Value Creation: Internal Change Leader”. A equipa de procurement da Rovensa é composta por 11 membros, entre Espanha e Portugal. Apesar de ser uma estrutura sensivelmente recente, tendo apenas quatro anos, o procurement já representa um papel significativo na expansão da empresa.

“O modelo operacional de compras da empresa é altamente eficaz, com uma excelente abordagem de processo e o uso de ferramentas digitais que promovem a transparência em toda a organização. Esta abordagem tem sido fundamental para unificar os métodos de trabalho em toda a empresa”, explica a EIPM no seu website.

As restantes empresas distinguidas a nível global foram:
. Kalekim Chemicals Co. INC (Turquia): Continuous Improvement Culture;
. NHC: National Housing Company (Arábia Saudita): Local Ecosystem Development Driver;
. Savills Property Management (Reino Unido): Client Centric Procurement;
. Valmet Corporation (Finlândia): Value Creation: Business and Sustainability.


Fotografia de autoria de Olivier Redonnet, direitos reservados.
Da esquerda para a direita: Philippe Chraibi (EIPM), Maan Alothimeen (NHC), Milton Almeida e Anabela Pinto (Bondalti), Patrícia Roxo (Rovensa), Maxi Glas (Savills), Jani Suomalainen (Valmet), George Keogh (Savills), Pierre Anger (EIPM), Herve Legenvre (EIPM). Empresa ausente: Kalekim Chemicals.