O projeto anunciado em 2022 pela Samskip está a ganhar forma. No mês passado a Cochin Shipyard, um fabricante indiano de navios, iniciou a construção do primeiro de dois navios autónomos de contentores com zero emissões, dedicado ao transporte de shortsea.

O Samskip Seashuttle é uma embarcação movida a hidrogénio verde, com 135 metros de comprimento, e uma capacidade para transportar 500 TEU. O motor ficou a cargo da ABB, contando cada um com uma potência de 3.2 MW células de hidrogénio combustível, e mantendo um motor a diesel para ser utilizado apenas como último recurso. Através deste sistema mais ecológico, a Samskip estima uma redução nas emissões de ambos os navios em cerca de 25.000 toneladas de CO2 por ano.

A encomenda foi feita através da Ocean Infinity, e espera-se que sejam entregues no segundo semestre e 2025, passando a operar enquanto charter de longo-prazo pela empresa nas suas rotas do oeste da Europa.

Recentemente, a empresa comentou relativamente a este investimento, apontando que “este navio inovador representa um passo importante para a tecnologia de green shipping, e reforça o nosso compromisso inabalável para um futuro mais limpo e mais verde”.

Também em 2022, a empresa conseguiu um apoio financeiro de 15 milhões de euros da ENOVA, entidade que opera sob o Ministério do Clima e do Ambiente da Noruega. À data do anúncio, Are Gråthen, CEO da Samskip Norway, comentava que “a Samskip está muito orgulhosa por liderar a iniciativa pioneira SeaShuttle, enquanto parte da sua estratégia ‘tornar a logística verde fácil’. Garantir este financiamento fornece uma plataforma para tornar o transporte de contentores livre de emissões uma realidade. Juntos, a Samskip e a Ocean Infinity irão também acelerar os seus planos de avançar as tecnologias de navios autónomos, e operações remotas de navios e equipamentos de movimentação de carga. Estes navios são a primeira parte de uma colaboração emocionante com a Ocean Infinity”.