A VN Tech – Value Negotiation Technologies, startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), recebeu um investimento de 10 mil dólares, do fundo Loyal VC, através do qual irá acelerar o desenvolvimento de uma solução de Inteligência Artificial (IA) que permite às empresas otimizar a negociação com potenciais fornecedores.

Combinando IA com a metodologia proprietária, a plataforma da VN Tech funciona com uma rápida configuração do agente de negociação para a compra, sejam transportes, matérias-primas, equipamentos ou serviços. Até ao momento, os resultados apontam para uma redução de, aproximadamente, 90% do tempo de negociação de propostas comerciais com fornecedores.

A solução da VN Tech contacta os fornecedores designados e conduz, de forma autónoma, as interações negociais de todas as cláusulas relevantes até à obtenção das propostas finais, permitindo uma adjudicação clara e imediata.

Segundo o comunicado oficial, “com esta solução ganham os fornecedores com o aumento do grau de colaboração via win-win, da eficiência do processo, e do valor trocado de forma ótima. Por outro lado, ganham, naturalmente, os compradores, que passam a ser os estrategas do processo de negociação, delegando a parte operacional e tática ao agente que cumpre o mandato que lhe foi instruído”.

A plataforma VN Tech já se encontra disponível no mercado e tem ajudado clientes, tanto em fases piloto, como em fases de produção, tendo reduzido as suas despesas de contratação. Entre os clientes está a Mehler Engineered Products, grupo industrial têxtil alemão com presença em Portugal, que utiliza a plataforma para automatizar a negociação de propostas de transportes marítimos.

Recentemente, a VN Tech iniciou uma colaboração piloto com a Lameirinho, empresa têxtil de Guimarães, que visa automatizar os processos de negociação de compras. Além disso, no passado, a startup também lançou um projeto piloto na Lufthansa, de modo a testar negociações automáticas de pacotes de reembolso com passageiros. O sucesso da operação levou a um aumento da satisfação dos utilizadores em 9,1, levando a uma retenção monetária de 50 a 73% na companhia aérea, e a uma redução do tempo de negociações de semanas para uma média de quatro minutos.

A Loyal VC é um dos principais fundos de risco global, tendo já apostado em mais de 350 empresas de 60 países.