A Toshiba tem apostado numa estratégia de sustentabilidade denominada “Toshiba Group Environmental Future Vision 2050”, e um dos pilares do programa é a redução das emissões de gases de efeito estufa através dos seus parceiros de procurement e da cadeia de valor, revela a Procurement Magazine.

Para tentar alcançar a neutralidade carbónica, a empresa está comprometida em determinar as suas próprias emissões, bem como as dos seus ecossistemas de compras, e isso inclui não apenas a produção dos itens ou componentes, mas todo o ciclo de vida do produto. Todas as áreas estão a ser tidas em consideração, desde a obtenção de matéria-prima, logística, vendas, utilização e disposição final.

“Para identificar as emissões de Produtos e Serviços Adquiridos e reduzi-las conforme necessário, é muito importante coletar dados de emissões de gases de efeito estufa dos nossos fornecedores. Estamos a trabalhar com vários departamentos dentro da empresa para reduzir as emissões em toda a cadeia de valor, e em relação à implementação da cadeia de fornecimento, que representa a parte essencial da cadeia de valor, estamos a trabalhar em conjunto com Emiko Shinohara [supply chain management promotion group, procurement control & compliance promoting department, procurement division] e os seus colegas da divisão de compras”, afirma Kyoko Fukushima, da Toshiba’s Environment Management Office.

Assim, a empresa está a consultar os seus fornecedores como parte da sua gestão de compras e da cadeia de fornecimento para tomar medidas específicas sobre as suas emissões. “As divisões de compras e do ambiente estão a trabalhar em estreita colaboração para partilhar a sua experiência e avançar com iniciativas em larga escala”, acrescenta.

A Toshiba segue uma abordagem de procurement verde há alguns anos, priorizando a aquisição de serviços, peças e materiais com menor impacto no ambiente, e colaborando com fornecedores que possuem credenciais sólidas de gestão ambiental.

“Dada a ampla abrangência dos negócios da Toshiba e a diversidade de indústrias e categorias de negócios entre os nossos fornecedores, procuramos primeiro a cooperação de uma ampla gama de fornecedores principais com os quais temos relações comerciais em curso para obter uma compreensão abrangente das suas iniciativas”, acrescentando ainda que “o facto de conseguirmos identificar fornecedores que estabeleceram metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e estão a gerir os seus resultados atuais, representa um progresso significativo”.