A Airbus anunciou no dia 13 de março que está a avançar com uma iniciativa colaborativa entre empresas líderes no transporte aéreo, logística e setores de movimentação, tendo como foco o ecossistema do transporte aéreo, chamada OpenCargoLab.

As empresas envolvidas são a CHAMP Cargosystems, Fraport, KLM Cargo, Kuehne+Nagel e Swissport, com o objetivo de desenvolver novos conceitos de transporte e “impulsionar conceitos digitais de poupança de recursos, contribuindo para processos de transporte aéreo mais resilientes e eficientes”, avançou o comunicado.

A Airbus especula que o mercado global de frete cresça 50% até 2042, e que o mercado da Ásia-Pacífico, em particular, continue a ser altamente promissor para o setor aéreo. A empresa também prevê que nos próximos 20 anos a procura na região seja de cerca de 400 grandes aviões de carga, incluindo novas construções e conversões neste mercado, o que representa um aumento da procura superior a 25%, para 1.490 aviões de capacidade superior a 40 toneladas.

Através da OpenCargoLab, a Airbus também avaliará soluções digitais, como realidade aumentada e robótica, de modo a otimizar a conectividade de dados em geral, como é o caso do transporte de mercadorias perigosas.

“Com o OpenCargoLab, beneficiamos de um think tank holístico para o mercado de carga em crescimento dinâmico e, portanto, um ambiente ágil para o desenvolvimento de inovações, conectando o mercado de frete aéreo de hoje e de amanhã”, afirmou Marvin Ehrmann, chefe do OpenCargoLab da Airbus. “Estamos muito entusiasmados por termos estabelecido uma plataforma de liderança de pensamento onde parceiros experientes podem impulsionar o setor de frete aéreo para se tornar ainda mais eficiente, sustentável e conectado”.

O projeto também irá contribuir para o design e desenvolvimento de aplicações para o A350F. Apenas dois anos e meio após o seu lançamento, este avião de carga totalmente novo e de próxima geração conta com 50 pedidos de nove clientes, à medida que a Airbus expande constantemente sua participação de mercado neste segmento altamente competitivo.

A aeronáutica estabeleceu um campo de testes inovador no seu espaço dedicado à carga em Bremen, na Alemanha, de modo a testar os resultados desenvolvidos no OpenCargoLab. Este local é conhecido pelo desenvolvimento dos sistemas de carregamento de mercadorias ou pelos sistemas de acionamento da porta de carga. Até ao final de 2024 será instalada no novo Centro de Testes de Carga uma réplica da fuselagem do A350F com a grande porta de carga incluída.