Um dos principais distribuidores de produtos alimentares do mundo, com mais de 300 instalações de distribuição em mais de 90 países, contratou a Efficio para otimizar a sua cadeia de abastecimento de inbound, particularmente em relação à função da procura, enquanto enfrentava os constrangimentos criados pela pandemia. O resultado foi bastante positivo.

O cliente em questão, que fornece produtos frescos, congelados e à temperatura ambiente a restaurantes, estabelecimentos de saúde e de ensino, empresas de hotelaria e grossistas, anunciou a fusão de duas filiais. Apesar de várias tentativas de sinergias, o desempenho do grupo combinado deteriorou-se nos primeiros anos da fusão, tendo resultado numa cadeia de abastecimento complexa que envolveu mais de 30 armazéns, 800 fornecedores, 10.000 produtos e 100.000 clientes.

Segundo a Efficio, o seu cliente enfrentou “vários desafios típicos de integração pós-fusão”, desde regras de inventário inconsistentes, lacunas nos processos, cooperação interfuncional limitada, perda de conhecimento, e ausência de metodologias comuns de reporte. Todos estes constrangimentos foram agravados pela pandemia, que evidenciou a vulnerabilidade da capacidade de planeamento da procura do grupo regional, e a necessidade de lhe dar maior atenção.

Apenas uma parte limitada da empresa dispunha de uma equipa e de uma ferramenta de previsão dedicada, tendo os responsáveis pelo planeamento da oferta e os compradores, a executarem tarefas de planeamento da procura numa base ad hoc, e não oficial. Assim, de forma a preparar o cliente para o sucesso num contexto de mudança abrupta da procura dos seus clientes, a Efficio tomou medidas para reposicionar a função de procura no centro das operações e integrar tecnologias inovadoras nos sistemas.

A transformação decorreu em três fases. A primeira consistiu em entregar transparência no desempenho através de KPIs claros e painéis de controlo acessíveis, bem como em melhorar a gestão de desempenho dos fornecedores. Desenvolveram uma solução de previsão temporária para gerir a carteira de produtos do cliente em vários pontos de entrega, tendo em consideração as incertezas geradas pela COVID-19, desde confinamentos, encerramento de escolas e restaurantes.

A segunda fase teve como objetivo melhorar o desempenho operacional, estabelecendo, ao mesmo tempo, o business case para a função de planeamento da procura, selecionando a solução de previsão do mercado e redesenhando a equipa mais ampla da cadeia de abastecimento de entrada. Os transportes indiretos e de inbound foram igualmente dotados de recursos para ajudar a financiar a transformação.

A última fase centrou-se em garantir a sustentabilidade da transformação, ou seja, harmonizar o processo de reabastecimento, implementar a ferramenta de previsão selecionada, iniciar o processo de planeamento de vendas e operações (S&OP), introduzir um ciclo de resolução de problemas e trabalhar na reformulação da rede com a equipa de outbound, com novas taxas negociadas.

De acordo com a Efficio, neste projeto “desafiante de integração pós-fusão em plena pandemia”, um dos fatores que contribuiu de forma significativa para o sucesso do cliente “foi a nossa integração com a sua equipa de procurement e supply chain”. Para proteger a “longevidade da transformação bem sucedida”, desenvolveram ferramentas digitais especializadas para utilização a longo-prazo, desde uma solução de previsão até uma controlo de inventário, e continuam a fornecer formação regular e contínua aos funcionários.