A Leroy Merlin juntou-se à United to Remake e lança a coleção PET. O mesmo será dizer que as fardas usadas e em fim de vida da cadeia de retalho transformaram-se em matéria-prima e passam a ter um novo uso.

Em 2023, as fardas em fim de vida da especialista em bricolage, construção, decoração e jardim representaram 7 toneladas de matéria-prima que se transformariam em resíduos e emitiriam 233 toneladas de CO₂. Preocupada em ter impacto positivo junto das pessoas e do ambiente, a Leroy Merlin aposta na economia circular para reaproveitar fardas antigas e evitar este desperdício e nasceu assim a parceria com a United to Remake.

Tudo começa num sistema de logística inversa e culmina na Coleção PET. Os colaboradores entregam a farda em fim de vida em loja e, depois de juntar um número significativo de caixas com fardas, estas são enviadas para a plataforma local através de logística inversa – isto é, aproveitar a viagem de retorno dos camiões vazios depois de deixarem a mercadoria em loja, trazendo assim as fardas sem acréscimo de viagens extra – sem impacte ambiental. Depois das fardas estarem centralizadas, é feito o envio para a United do Remake.

Segundo João Lavos, Líder de Impacto Positivo da retalhista em Portugal, “Na Leroy Merlin temos uma constante preocupação com a circularidade dos nossos produtos mas também dos resíduos gerados pelas nossas atividades. Com essa convicção no horizonte, apresentamos a coleção PET que, mais do que uma coleção de artigos para animais, é o resultado de uma aposta na economia circular para aproveitar as fardas dos nossos colaboradores em fim de vida. Foi crucial encontrarmos uma solução para evitar toneladas de resíduos e emissão de CO₂ e não podíamos estar mais satisfeitos por contar com a United to Remake para o conseguir de uma forma criativa, mas, acima de tudo, sustentável”.

A United to Remake é uma startup de inovação social portuguesa, cujo objetivo é contribuir ativamente e de forma inovadora, em parceria direta com marcas e outras empresas, na redução do desperdício e, principalmente, a encontrar novas formas de reciclagem e upcycling. Parceira da Leroy Merlin desde 2022, é responsável pela ideia criativa e confeção dos artigos provenientes das fardas, que se apresentam agora numa coleção PET.

De realçar que a Leroy Merlin já tinha dinamizado outras iniciativas circulares. Por exemplo, em 2021, após a fusão com o AKI, juntou-se à Jomafil para reciclar as antigas fardas e dar respostas aos compromissos e desafios da ADEO ao nível ambiental e social. Desse primeiro projeto nasceu um painel de isolamento acústico, de seu nome, RECY, o primeiro produto circular da Leroy Merlin. Além disso, juntamente com os alunos de Design de Moda da ETIC, foram desenhados protótipos de outros produtos a partir das fardas, que o projeto social “A Avó Veio Trabalhar”, dedicado ao envelhecimento ativo, concretizou. Já com a United to Remake, os colaboradores da LEROY MERLIN viram as suas antigas fardas dar vida a enfeites de Natal e novas fitas para todos.

Agora, é a coleção PET que faz brilhar as antigas fardas e que é composta por produtos como brinquedos, casaquinhos, trelas, coleiras, lenços e bolsas para saquinhos.