No dia 21 de fevereiro, a Supply Chain Magazine voou até Hannover, na Alemanha, para a conferência de Imprensa de antevisão da Hannover Messe, a maior feira de indústria e tecnologia. A ocasião foi também o pretexto para mais de uma dúzia de empresas destacarem as soluções que vão levar apresentar no grande encontro mundial, que acontece de 22 a 26 de abril, no Hannover Exhibition Centre.

À chegada ao Hannover Exhibition Centre é possível projetar como será a Hannover Messe, em abril. Os grandes corredores irão encher-se de empresas das áreas da engenharia mecânica, elétrica, indústrias digitais, e do setor de energia, que irão apresentar as suas soluções e novas propostas ao mercado.

O corredor dedicado à antevisão da feira foi ocupado por cerca de 19 empresas selecionadas de entre as muitas que irão marcar presença na feira em abril. Enquanto se instalavam, os jornalistas dirigiram-se ao auditório onde na conferência de imprensa ficar a par das novidades preconizadas pela Hannover Messe para a edição de 2024.

Dr. Jochen Köckler, chairperson of the managing board da Deutsche Messe AG, apresentou uma visão ampla sobre os principais temas da feira, bem como das áreas das empresas expositoras. O tema da conferência, “Energizing a Sustainable Industry” (Energizar uma Indústria Sustentável), surge a propósito da relação entre os desafios que se têm vivido nos últimos tempos: incertezas políticas, altos custos de energia, alterações climáticas, falta de mão de obra especializada que tem afetado a Europa, de um modo geral. Assim, de acordo com Dr. Jochen Köckler, a Hannover Messe “acontece num momento mais importante do que nunca” porque é possível combater estes desafios com soluções que serão apresentadas na feira.

A Hannover Messe deste ano está pensada com base em três tópicos-chave: automação, digitalização e eletrificação, oas quais “os expositores europeus são muito fortes”, de acordo com o porta-voz da feira. A automatização é uma parte importante da feira há décadas. A digitalização, como a indústria 4.0, está presente desde 2013. Quanto à eletrificação, é um tema atual e fundamental se queremos ter indústrias sustentáveis. As empresas que irão marcar presença na feira têm soluções direcionadas para estas três áreas determinantes.

Um dos tópicos importantes do evento será a Inteligência Artificial (IA). Como afirmou Köckler, “a IA está a revolucionar praticamente todas as indústrias” e, por ser um tópico-chave atualmente, também terá um grande foco na feira. “A velocidade com que as soluções de IA estão a encontrar o seu caminho na indústria é impressionante”, referia o responsável, acrescentando a ideia de que as empresas precisam de investir agora e apresentar aos trabalhadores as oportunidades oferecidas pela IA, pois, caso contrário, serão ultrapassadas pela concorrência.

Em tom de conclusão sobre os desafios e soluções, Jochen Köckler aconselhou: “pensem nestes temas e arranjem soluções. É tempo de agir!”.

Serão cerca de 4.000 empresas expositoras nas áreas de automação, digitalização e eletrificação, mais de 1.800 speakers, e vários membros da comunidade política. Esperam-se ainda mais de 300 startups, além de instituições e empresas dedicadas à pesquisa e consultoria.

“A velocidade com que as soluções de IA estão a encontrar o seu caminho na indústria é impressionante”

Após esta intervenção seguiram-se as de H.E. Laila Stenseng, embaixadora da Noruega na Alemanha, e de Per Niederbach, vice-presidente executivo e head of trade & invest, da Innovative Norway, uma vez que a Noruega será o país parceiro da Hannover Messe este ano, pelo facto de ser pioneira na transição para uma indústria mais verde.

Por sua vez, Dr. Fabian Bause, product manager da Beckhoff Automation GmbH & Co. KG, empresa que estará presente na feira, abordou o poder e importância da IA e da automação, tópicos já indispensáveis. Apresentou uma previsão do que deverá ser demonstrado no evento em abril, nomeadamente mais hardware de IA de nível industrial (maior poder computacional para IA no chão de fábrica); democratização adicional de ferramentas de IA; e maios produtos e serviços de IA Generativa.

Após a conferência de imprensa, foi tempo de os jornalistas abordarem as empresas expositoras presentes para conhecerem as inovações que irão levar à Hannover Messe. Desde empresas ligadas à engenharia industrial, a soluções de hidrogénio, tecnologias e robótica, todas elas deixaram o seu cunho.

Com particular aposta na área da intralogística, a Supply Chain Magazine conheceu a empresa alemã exoIQ, que cria sistemas de suporte inteligentes. A sua fundação está ligada a um projeto de investigação da Helmut Schmidt University, que tem vindo a estudar exoesqueletos desde 2014, o produto-estrela da empresa.

À Hannover Messe, a exoIQ irá levar o exoesqueleto S700, que dá suporte ao nível dos ombros e do antebraço. É o primeiro exoesqueleto ativo para utilização industrial, que alivia a pressão nos músculos dos braços, pescoço e ombros. Pode ser ajustado a diferentes tamanhos e formas de corpo. Consegue carregar até 5 quilos de força e ajuda os utilizadores nas tarefas de montagem e manuseamento aos níveis do peito/ombro ou acima da cabeça. Este equipamento pode ser utilizado por operadores de armazém, com o objetivo de aliviar as tarefas mais pesadas, permitindo manter uma postura mais segura e confortável durante a execução das tarefas.

Além desta, a feira será palco para outras empresas que têm soluções para as áreas da logística e intralogística.

Portugal na Alemanha

Portugal já tem tradição na Hannover Messe. Não só foi “País Parceiro” na edição de 2022, como também continuou a sua história de sucesso em 2023, com uma forte participação institucional e do setor. Este ano, as cores nacionais, a tecnologia e o saber fazer português voltam a estar em destaque em Hannover  através de um stand coletivo, o Pavilhão de Portugal, organizado pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).

À Supply Chain Magazine, a associação contou que as expectativas para a edição deste ano são “naturalmente altas”. Primeiro “pela experiência de longa data que a AIMMAP e o METAL Portugal acumulam na participação neste importante certame, mas também, e muito particularmente, porque desde a edição de 2022, ano em que Portugal mereceu a honra de ser o Country-Partner da feira, no ano em que esta comemorou o seu 75.º aniversário, o destaque do METAL PORTUGAL neste certame é muito relevante”.

Na edição de 2023, o stand coletivo do METAL Portugal, apoiado pela AIMMAP, acolheu mais de 20 empresas e, em 2024, “este registo vai seguramente manter-se, e a participação nacional será novamente um sucesso”, afirma a AIMMAP. Esta antevisão é feita com base no balanço feito pela edição do ano passado que considera “muito positivo”, bem como no ano anterior, “em que a generalidade das empresas registou contactos de grande qualidade e em número muito assinalável”. Graças a isso, durante 2023 “vieram a concretizar-se muito negócios, sendo certo que muito mais vão seguramente realizar-se”.

Aos jornalistas, a feira quis deixar uma mensagem clara: a Hannover Messe é a principal feira mundial de tecnologia industrial e, este ano, debaixo do tema central “Transformação Industrial”, reúne empresas de engenharia mecânica e elétrica, da indústria digital e do setor da energia para apresentar soluções para o futuro da produção e do fornecimento de energia. Os principais tópicos em torno dos quais se desenvolve a feira? Bom, como não podia deixar de ser, estes incluem Indústria 4.0/Manufacturing-X, energia para a indústria, digitalização/inteligência artificial e aprendizagem automática, produção neutra em carbono e hidrogénio e células de combustível; como se isto já fosse pouco os profissionais contam ainda com um amplo programa de conferências, fóruns e debates, ao longo de cinco dias, que vão parecer curtos para tanto.

Encontra todos os detalhes no wesbite oficial da feira.

Viagem realizada a convite da Hannover Messe.