Espanha tem vivido dias de tensão em diferentes cidades devido a protestos dos agricultores. Os bloqueios de estradas, marchas lentas e acessos cortados têm causado vários constrangimentos a nível do abastecimento. Portugal tem registado atrasos ligeiros na entrega de encomendas provenientes do país vizinho, segundo o Jornal de Negócios.

Nos últimos dias, os protestos dos agricultores na região da Catalunha bloquearam dois dos três acessos ao mercado abastecedor de Barcelona, o Mercabarna, bem como no porto de Tarragona, a maior porta de entrada de cereais importados no país, avança a CNN Portugal.

Cortaram ainda várias estradas, como a autoestrada AP-7, perto da fronteira com a França, por onde passam milhares de camiões diariamente que efetuam o transporte de e para o resto da Europa. Além disso, alguns agricultores apropriaram-se de estradas na região da Catalunha numa marcha lenta em tratores, em direção a centros logísticos.

Em Portugal, as encomendas têm sofrido atrasos de dois ou três dias, confirmam transportadoras ao Jornal de Negócios, devido ao bloqueio de estradas espanholas. Ainda assim, os CTT não têm registo de qualquer impacto.

As associações de agricultores em Espanha têm convocados mais cerca de 40 protestos em todo o país até ao final do mês de fevereiro.