Os Estados Unidos da América têm enfrentado problemas no mercado dos semicondutores já desde o legado de Donald Trump, quando se deu a questão da guerra comercial com a China. O problemas que enfrentam com os fornecedores levaram a um investimento no nearshoring de mais de 5 mil milhões de dólares em I&D relacionada com os semicondutores com capacidade de IA.

A demanda por IA levou a uma escassez destes componentes a nível mundial, sentindo-se especialmente durante a pandemia. A maioria destes componentes são fabricados na Ásia, especialmente em Taiwan, como é o caso da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a maior fabricante de chips, e a única fabricante das GPU H100 e A100 da Nvidia, que alimentam ferramentas de IA como o ChatGPT.

Apesar de terem sido inventados na América, contam com menos de 10% da oferta global, e nenhum dos chips mais avançados. Assim, o programa CHIPS R&D inclui um fundo total de 11 mil milhões de dólares para avançar quatro programas: o National Semiconductor Technology Center (NSTC), um consórcio público-privado; o National Advanced Packaging Manufacturing Program (NAPMP); o CHIPS Metrology Program; e o CHIPS Manufacturing USA Institute.

A iniciativa NSTC, a base do programa CHIPS R&D, irá interligar e dar suporte ao governo, indústria, mão de obra, clientes, fornecedores, instituições de ensino, empreendedores e investidores, para acelerar a criação de inovação, diminuir as barreiras de participação na I&D de semicondutores, e abordar diretamente as necessidades fundamentais de uma mão de obra de semicondutores qualificada e diversificada.

O National Semiconductor Technology Center segue a visão estratégica do Departamento de Comércio (DoC) dos EUA para fortalecer a cadeia de fornecimento de semicondutores dos EUA, tendo desde 2023 anunciado uma oportunidade de financiamento e um processo de aplicação para grandes projetos da cadeia de fornecimento de semicondutores, com investimentos de capital superior a 300 milhões de dólares.

“Os anúncios de hoje baseiam-se no progresso que a Administração já fez no avanço da investigação, desenvolvimento e inovação nos Estados Unidos através da implementação do CHIPS and Science Act”, avança a Casa Branca em comunicado, “na semana passada, a Casa Branca e a National Science Foundation anunciaram 10 regiões dos EUA que estão que estão a emergir como ecossistemas de inovação e a receber mais de 530 milhões de dólares em investimento catalisado pelo programa Regional Innovation Engines da National Science Foundation, incluindo o apoio a recursos avançados de embalagem de semicondutores no condado de Osceola, na Flórida.

Ao longo dos últimos meses, a Administração Biden-Harris também designou oficialmente uma nova organização sem fins lucrativos, o National Center for the Advancement of Semiconductor Technology (Natcast), como operador do NSTC, e anunciou a seleção de um Conselho de Administração e de um CEO.