A Nestlé está a alcançar uma maior transparência na cadeia de fornecimento ao remodelar o abastecimento, segregando ingredientes-chave no processo de compra, segundo a Procurement Magazine.

A estratégia adotada permite rastrear matérias-primas, como o cacau, desde o produtor até à fábrica, proporcionando à empresa uma maior visibilidade no seu processo de abastecimento, tanto a nível interno, como a uma escala mais ampla para a indústria. Além disso, os consumidores também têm acesso a informações sobre a origem dos ingredientes.

A empresa está a implementar uma estratégia para acelerar a receita dos produtores, de forma a ajudar as famílias de agricultores de cacau. Esta medida integra-se num programa que visa, até 2030, alcançar toda a cadeia de fornecimento, ajudando 160.000 famílias de agricultores de cacau.

Em parceria com os fornecedores, a Nestlé está a segregar a sua produção para transformar o sourcing global de cacau e alcançar uma total rastreabilidade, bem como a segregação física do cacau obtido dos produtores através da estratégia. Isto permite às equipas de supply chain e procurement rastrear todo o percurso dos grãos de cacau até ao fabrico, mantendo-os fisicamente separados de outras fontes de cacau.

Esta estratégia de segregação permitiu à Nestlé a produção de um produto apenas através de produtores envolvidos no programa. O KitKat, por exemplo, é feito a partir de massa de cacau de grãos cultivados por famílias de agricultores envolvidas no programa. O cacau obedece a altos padrões de rastreabilidade através dos processos de supply chain e procurement da Nestlé, através dos quais pode ser rastreado e armazenado separadamente.

“Não conseguimos pensar numa melhor marca do que a KitKat para representar os nossos esforços de criar um impacto positivo nas comunidades de cacau”, afirma Corinne Gabler, senior vice-president – head of confectionery and Ice Cream na Nestlé.

Esta barra de chocolate proveniente de modo 100% sustentável está agora disponível em toda a Europa, e está ainda a ser lançado um projeto-piloto que consiste numa barra com 70% de chocolate negro, produzida através da mesma metodologia de segregação.