Nos últimos anos, o mundo tem sido confrontado com alguns desafios imprevistos, cujo impacto nas operações do dia-a-dia das empresas não é negligenciável.

Os ERP são fundamentais numa organização, mesmo num país como Portugal, no qual o tecido empresarial é composto maioritariamente por PME. Mas até que ponto estamos a extrair deles tudo o que podemos para conseguirmos responder aos desafios que surgem diariamente?

No que diz respeito à gestão da cadeia de abastecimento, um sistema que é particularmente importante é o sistema de gestão de armazéns, usualmente designado por WMS (do inglês Warehouse Management System).

Os WMS trabalham em conjunto com outros módulos do sistema ERP, e permitem a rastreabilidade dos produtos e a organização das rotas dos operadores logísticos dentro do próprio armazém, entre outras vantagens.

Ao longo dos anos foram evoluindo e passaram a integrar o processamento de códigos de barras e RFID. À medida que a tecnologia ficou mais barata, as empresas mais pequenas começaram também a ter acesso mais facilitado.

Com um WMS, pode categorizar-se o inventário de acordo com a importância de cada produto, percebendo-se assim quais terão um impacto significativo no custo geral do inventário, para além de se conhecer os custos de entrada e saída de mercadoria, armazenamento e envio.

Assim, os gestores ficam munidos de informação preciosa, sabendo com precisão as quantidades reais de recursos consumidos por cada actividade, facilitando uma alocação bem informada dos recursos humanos e financeiros.

Finalmente, e apenas a título de exemplo, um WMS também permite avaliar o desempenho dos fornecedores e clientes em termos de esforço financeiro, o que auxilia a tomada de decisão estratégica quanto às parcerias comerciais.

Consegue-se, assim, optimizar a gestão do armazém de forma a encontrar um equilíbrio entre a eficiência e a necessidade efectiva.

Existem desafios técnicos e humanos na implementação de um WMS. A integração com outros sistemas existentes é complexa, pois à partida existirão muitos outros sistemas em funcionamento.

A migração dos dados para o novo sistema é sempre também uma tarefa enorme e difícil. Por outro lado, o novo WMS deverá suportar desenvolvimentos futuros. E também ser flexível para se adaptar a mudanças repentinas no mundo.

 

De olhos no futuro

Desenvolvimentos recentes nos WMS, em particular no que diz respeito à cloud e à inteligência artificial (IA), evidenciam passos significativos na eficiência e inteligência das operações de armazém, dos quais se podem destacar:

A integração de IoT (Internet of Things) e de IA analítica está a revolucionar as operações. Existem dispositivos IoT espalhados pelos armazéns, como sensores e veículos com capacidade de condução autónoma, que captam enormes quantidades de dados, que são depois alavancados pela IA para identificar fontes de ineficiência, prevendo padrões de procura e optimizando as operações.

A IA está a ser usada para melhorar as previsões analíticas nos armazéns. Falamos de sistemas capazes de analisar dados históricos e tendências actuais para prever com exactidão a procura de inventário. Esta mudança ajuda a manter níveis de inventário optimizados, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

A globalização e os desafios económicos têm vindo a mostrar que, de um modo geral, a rastreabilidade das operações através dos sistemas de informação é uma necessidade iminente para quem procura o crescimento do negócio e para quem se quer posicionar no mercado de forma diferenciada dos seus concorrentes.

A implementação de WMS traz desafios às organizações, desde a administração aos operadores, sendo que todos deverão estar envolvidos no processo desde cedo para garantir o sucesso do mesmo.

A IA desempenha um papel cada vez mais relevante na cadeia de abastecimento moderna.

A implementação de sistemas WMS e ERP de forma integrada é fundamental para aprimorar a eficiência operacional e são os melhores aliados para enfrentar os desafios do mercado global e posicionar as empresas de forma competitiva.

Marisa Santos | Business & Project Manager | Anturio Business Software