A Abreu Logistics já é a casa profissional de Mafalda Guimarães há cerca de quatro anos. Após algum tempo a desempenhar o cargo de gestora de logística, agora assume a função de coordenadora das operações logísticas na Abreu Logistics.

“A minha maior motivação para trabalhar em logística é a constante aprendizagem. Diariamente surgem novos desafios que nos fazem refletir e procurar as melhores soluções para os nossos clientes”, conta Mafalda Guimarães.

A verdade é que, nesta área, não há dois dias iguais, e temos vindo a assistir a várias imprevisibilidades nas cadeias de abastecimento potenciadas por desafios como a COVID-19 e, agora, os constrangimentos no Canal do Suez. “Nestas fases, as empresas procuram, essencialmente, parceiros com serviços adaptados e personalizados, capacidade plástica de armazenamento e agilidade na resposta e serviço ao cliente”, refere.

Desta forma, sugere que, nos próximos anos, os focos principais na área da logística “deveriam passar por uma estratégia refletida, gestão de risco e uma grande aposta na cooperação. Tudo isto apoiado pela tecnologia, Inteligência Artificial, automatização e data analytics”.

Para este novo desafio, planeia juntar a sua experiência em gestão operacional de logística de contrato na Abreu Logistics, ao conhecimento que já adquiriu na Pós-Graduação em Logística e Gestão de Cadeia de Abastecimento, obtida pelo ISCTE, com o objetivo de “criar ainda mais valor, seja nos serviços prestados aos nossos clientes, seja no desenvolvimento da Abreu Logistics como operador logístico”, assume.

Além disto, espera ainda “aprender e desenvolver-me ainda mais com esta oportunidade, contribuir para implementar mais automatização e eficiência nos processos, e otimizar a nossa capacidade de resposta e nível de qualidade e de serviço ao cliente”, afirma Mafalda Guimarães.