A CBRE apresentou as tendências do mercado imobiliário para 2024 e prevê um aumento no volume de investimento para um total que deverá fixar-se entre 1.6 milhões de euros e 1.8 mil milhões de euros. As previsões apontam para melhorias no setor logístico e industrial. Segundo a mesma, a sustentabilidade será um pilar importante na decisão de investidores para todos os segmentos, mas muito significativamente na logística.

A CBRE Portugal antecipa que o volume de investimento no setor imobiliário deverá aumentar cerca de 12,5% em 2024. Os dados foram apresentados no evento Real Estate Market Outlook 2024, momento em que a consultora revelou as principais tendências e números que irão marcar os diversos setores ao longo do ano, numa perspetiva de investimento e de ocupação.

No contexto económico nacional, espera-se uma descida no que diz respeito à inflação, com as taxas de juro a estabilizar e também um decréscimo da dívida pública e do déficit. Apesar disso, continuam a existir riscos associados, como o cenário global com baixo crescimento, como consequência das atuais condições geopolíticas, e ainda o risco de alguma instabilidade devido às eleições de março.

O setor logístico continua a ser impactado por uma enorme escassez de produto, o que o impede de acompanhar a tendência de crescimento exponencial verificada noutras realidades europeias. No entanto, Portugal tem-se posicionado como uma opção atrativa para o setor industrial. Para 2024, a CBRE prevê um take-up de 400,000 metros quadrados em Portugal e uma procura por espaços em zonas alternativas como Famalicão, Santo Tirso, Valongo, Malveira, Benavente, Grândola, Sines e Algarve, motivado pela falta de espaço nas zonas mais tradicionais. Também neste setor, a sustentabilidade permanece como um pilar importante. A logística de proximidade terá um crescimento acentuado, motivada pelo comércio online.