Quando olhamos para a intralogística não há grandes dúvidas que passa por uma gigantesca revolução. Norteada por objetivos como a melhoria da eficiência, a otimização dos processos, a redução dos custos de operação ou a minimização de erros, dentro de portas tudo é pensado e reequacionado para com total visibilidade sobre as operações se chegar mais rapidamente ao mercado e satisfazer o cliente. É exatamente esse o foco da 2.ª edição da conferência INTRALOGÍSTICA, que acontece em Braga, no dia 30 de janeiro.

 

Transformar a intralogística: inovação e eficiência para o futuro é o mote para este encontro onde automação, robótica, a digitalização e o papel dominante das tecnologias nas operações vão estar em destaque, numa vertente muito prática e num ambiente que estimula a proximidade e o diálogo entre a oferta e a procura.

Durante um dia, tanto na conferência como nos espaços de networking as atenções vão estar centradas na automação, na robótica, nas tecnologias e nos vários tipos de soluções que já estão a mudar e a moldar os armazéns, a intralogística e as operações, da indústria ao retalho e aos operadores logísticos.

“Gémeos digitais”, ou “Digital twins“ em inglês, diz-lhe alguma coisa? São modelos virtuais que replicam objetos ou sistemas do mundo real, digitalmente. António Galrão Ramos do INESC Tec e Elsa Silva, do ALGORITMI Research Centre/LASI, Universidade do Minho, vão estar na conferência para abordar o papel que podem ter os “Digital twins na intralogística“.

A robótica começa a desempenhar um papel fundamental na intralogística e com a intervenção de Luís de Matos, chairman & CEO da Follow Inspiration vai ficar a conhecer alguns casos reais e perceber “Como a Robótica pode impactar na logística interna”.

Num contexto de incertezas e de rápidas mudanças como o que se vive, a intralogística assume-se como determinante. Enquanto área global complexa, que envolve todos os elos da cadeia de abastecimento, os desafios atuais que se lhe apresentam são enormes, já que para responder às necessidades do mercado e sobressair, as empresas terão mesmo que se transformar.  Ao longo do dia os participantes terão oportunidade de perceber através das diferentes apresentações, casos práticos, mesa redonda e painel-debate como é que as tecnologias mais recentes podem ser aplicadas às operações para proporcionar grandes melhorias na produtividade e na precisão dos processos e da informação.

Esta é a altura para solidificar alicerces e boas práticas, que promovam o crescimento nesta nova era da intralogística. Por isso, Nuno Silva, Managing Director do Lean Excellence Centre, vem a esta conferência falar sobre Ferramentas para Desenho de Soluções Intralogisticas”.

O armazém é cada vez mais automatizado e digitalizado, resultando numa maior eficiência dos processos. António Guedes, Business Consultant da CodeOne vai estar na conferência trazendo a debate o tópico “Mercados dinâmicos exigem armazéns ágeis.

O armazém e a digitalização também estarão no centro das preocupações de Pedro Gordo, Supply Chain Business Manager da Generix Group Portugal, que irá abordar o tema Otimizar armazéns com recurso a automatismos”; na intervenção de Luis Claro Dias da Tecnibite, que irá focar-se nomeadamente no papel do software como ferramenta para a melhoria de processos ou no painel-debate que junta em palco Daniel Baptista, Business Developer da CEGID, Hugo Duarte da Fonseca da Devlop e Hugo Martins, IT Director & Digital Transformation Officer da Horizon View para em conjunto abordarem o tema A digitalização dos processos na logística: o caso Orey/Grupo Horizon.

Como habitualmente neste tipo de eventos, o amplo leque de oradores visa proporcionar diversidade de pontos de vista sobre os vários setores impactados e também sobre a forma como as diferentes tecnologias, soluções e tendências estão a ter reflexo na atividade e operações. Por isso, na mesa redonda, que irá debater o tema da conferência  (Transformar a intralogística: inovação e eficiência para o futuro), Hernâni Andrés, Business advisor, vai ter oportunidade de explorar muitos destes tópicos com Hugo Duarte da Fonseca, Managing Partner da Devlop, Ana Leandro, Logistics & Supply Chain Director da Auchan Retail, António Fernandes, Diretor de Inovação e processos da Luís Simões e Francisco Alberto, Diretor de logística da  Adalberto Textile Solutions. Diferentes quadrantes, experiências e olhares, mas objetivos semelhantes: ultrapassar os novos desafios logísticos e sempre que possível tornar os processos mais ágeis e sustentáveis.

Ao longo do dia haverá também tempo para, por exemplo, olharmos para “A Intralogística como fator diferenciador”, com a ajuda do Luiz Rodrigues, Consultor em Gestão e Engenharia Industrial do INEGI ou ter uma visão muito prática das inovações tecnológicas que estão a revolucionar as operações e a intralogística. Ao abordar na conferência “O valor crescente da simulação industrial”, Tiago Sacchetti, da Bosch Industry Consulting vai trazer uma perspetiva mais concreta e real de tudo o que já está a acontecer e a moldar o futuro.

A encerrar e à boleia da Internet das Coisas o convite é descobrir como é que tecnologias mais recentes podem ser aplicadas às operações para proporcionar grandes melhorias na produtividade e na precisão, com a intervenção de José Valente, CEO da Azitek, que traz um caso prático sobre  O impacto da IoT na intralogística”.

Mas nada como navegar pelo site da conferência para conhecer oradores, temas em análise e condições de participação.