A CMA CGM vai comprar o operador logístico britânico Wincanton, por cerca de 700 milhões de dólares, num negócio que levará o grupo sediado em Marselha a entrar no setor dos produtos de grande consumo e retalho do Reino Unido. A aquisição, anunciada pelas duas empresas na sexta-feira (19 de janeiro), permitirá que a CMA CGM, controlada pela família bilionária franco-libanesa Saade, adicione a gestão de armazéns e o retalho alimentar à sua expertise e leque de serviços, com a Wincanton a operar a partir de mais de 170 locais na Grã-Bretanha e Irlanda.
Este negócio vem na sequência de uma série de aquisições da CMA CGM no setor, a última das quais foi a oferta de 5,5 mil milhões de dólares pela unidade de logística da Bolloré – um negócio que ainda não está fechado – e pelas compras anteriores da empresa de logística automóvel Gefco e do transitário CEVA logistics.
A Wincanton anunciou que o acordo foi alcançado com a recém-criada CEVA Logistics Rose Ltd., filial a 100% da CEVA Logistics, ela própria uma filial da CMA CGM. A oferta incide sobre “a totalidade do capital social emitido e a emitir da Wincanton”. Este foi avaliado em cerca de 566,9 milhões de libras, sendo a Wincanton avaliada em cerca de 764,9 milhões de libras com base no valor da empresa.
Tal como referido no documento oficial de oferta, a aquisição “representa uma oportunidade de crescimento atrativa que está em conformidade com a estratégia de expansão da CEVA”. É descrita como “uma oportunidade única para expandir a oferta da CEVA no Reino Unido e para adquirir conhecimentos complementares no domínio do retalho e do consumo”.
A CEVA considera que, em conjunto com a Wincanton, pode “continuar a desenvolver a oferta da CEVA em matéria de logística contratual no Reino Unido e na Irlanda”, “tirar partido da experiência comprovada da Wincanton em parcerias com mercearias e retalhistas proeminentes no Reino Unido para diversificar a base de clientes da CEVA”, “obter o apoio de um grupo bem capitalizado e empreendedor […] a fim de apoiar o crescimento futuro, bem como o desenvolvimento e inovação” e “produzir sinergias de custos, partilhando as melhores práticas e utilizando os principais talentos de ambas as partes”.
Sir Martin Read CBE, presidente da Wincanton, comentou: “Esta oferta da CMA CGM para a Wincanton é uma prova da força do negócio que construímos, da nossa estratégia, das nossas fortes relações com os clientes e dos nossos excelentes colaboradores. A CMA CGM é um operador altamente experiente no setor e, à medida que a Wincanton se torna parte desta empresa de maior dimensão, poderá capitalizar as oportunidades de crescimento significativas que se avizinham”.
James Wroath, CEO da Wincanton, acrescentou: “O nosso trabalho em matéria de automatização e tecnologia tem sido líder no setor e permitiu-nos tirar partido das tendências para a externalização e do comércio eletrónico, continuando simultaneamente a melhorar o serviço prestado aos nossos clientes a longo prazo. O forte historial de investimento da CMA CGM nas suas pessoas e o seu compromisso para com os seus clientes significa que estamos confiantes de que esta oferta trará benefícios para todas as nossas partes.”