O empresário espanhol Amancio Ortega, fundador e principal acionista da Inditex, finalizou a compra de um armazém logístico nos Países Baixos, atualmente arrendado à Primark, num investimento que totalizou 100 milhões de euros, conforme reportado pelo Jornal Económico. Este passo estratégico surge em menos de um mês após o anúncio da aquisição de um complexo logístico no Baldonnell Business Park, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O novo ativo, anteriormente sob a posse do fundo Blackstone, está atualmente sob arrendamento à Primark, que utiliza o espaço como centro de distribuição para os mercados holandês e francês, conforme revelado pelo portal imobiliário Reactnews e citado pelo jornal “El Economista”. A transação foi efetivada através da “holding” de investimentos financeiros Pontegadea, consolidando assim a posição de Amancio Ortega como senhorio de uma das principais concorrentes da Zara, a Primark.

Situado em Roosendaal, no sul dos Países Baixos, o armazém abrange uma área de 87.000 metros quadrados e será alugado ao operador de transporte DSV, fornecedor de logística da Primark, por um período de dez anos. Esta não é a primeira incursão da Pontegadea no setor imobiliário fora dos Estados Unidos. Em junho do ano passado, a empresa de investimentos adquiriu uma plataforma logística em Venlo, também nos Países Baixos, por 105 milhões de euros.

No decorrer do ano passado, as aquisições anunciadas pela Pontegadea totalizaram 1.300 milhões de euros. No entanto, fontes do setor indicam que o volume de transações poderá ser significativamente maior, embora ainda não tenha ultrapassado os 2.700 milhões investidos em 2022, segundo a publicação espanhola.

A importância estratégica dos Países Baixos para a Inditex é evidente, uma vez que, de acordo com informações do “El Economista” em junho, o mercado holandês, juntamente com o suíço, contribuiu com 56% dos lucros antes de impostos de toda a Europa continental, excluindo a Espanha.