A Tesla está a proceder à recolha de mais de 1,6 milhões de veículos elétricos dos modelos S, X, 3 e Y exportados para a China, devido a problemas com a direção assistida automática e os controlos do trinco das portas.

A Administração Estatal para a Regulação do Mercado da China anunciou a recolha a 5 de janeiro, afirmando que a Tesla Motors em Pequim e Xangai utilizaria atualizações remotas para resolver os problemas, pelo que, na maioria dos casos, os proprietários não teriam de se deslocar aos centros de assistência da Tesla. A recolha devido a problemas com a função de assistência automática à direção aplica-se a 1,6 milhões de Tesla Model S, Model X, Model 3 e Model Y importados. Quando a função de direção automática está activada, os condutores podem utilizar indevidamente a função de condução combinada, aumentando o risco de acidentes, segundo o alerta lançado.

O “recall” para consertar o controlo de desbloqueio da porta para os modelos S e Modelo X importados afeta 7.538 veículos fabricados entre 26 de outubro de 2022 e 16 de novembro de 2023 e acontece depois da recolha nos Estados Unidos, o mês passado, de mais de 2 milhões de veículos elétricos da Tesla para melhorar o seu sistema de monitorização dos condutores.

A recolha seguiu-se a uma investigação de dois anos da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), que concluiu que o sistema estava defeituoso. A agência analisou uma série de acidentes que ocorreram enquanto o sistema de condução parcialmente automatizada Autopilot estava a ser utilizado. Alguns foram mortais.

As atualizações destinam-se a fazer com que os condutores que utilizam o sistema Autopilot da Tesla prestem mais atenção à estrada. Os documentos apresentados pela Tesla ao governo norte-americano referem que a alteração do software online irá aumentar os avisos e alertas para que os condutores mantenham as mãos no volante. No entanto, as investigações conduzidas mostram que a simples medição do binário no volante não garante que os condutores estejam a prestar atenção suficiente.

A China é um importante mercado e centro de fabrico para a Tesla, e o CEO da empresa, Elon Musk, estabeleceu laços estreitos com as autoridades chinesas, mesmo quando as relações entre os Estados Unidos e a China se deterioraram. A empresa construiu uma fábrica de veículos elétricos em Xangai em 2019, que monta carros para a China, Europa e outros mercados. A Tesla é a segunda maior vendedora no florescente mercado chinês de veículos eléctricos. O líder de mercado é a empresa automóvel chinesa BYD Co.