As cadeias de abastecimento globais tornaram-se tão complexas – e as quantidades de dados que entram e saem tão desconcertantes – que o cérebro humano simplesmente não consegue acompanhar. Não é de surpreender, por isso, que num inquérito recente da IDC para elaboração de um white paper sobre as cadeias de abastecimento esta tenha identificado a análise avançada/IA como a tecnologia mais importante para os próximos três anos.

É ainda prematuro traçar um quadro do real impacto que o recurso a análise avançada de dados/IA na gestão das cadeias de abastecimento poderá vir a ter. Contudo, o recente white paper da IDC Analyst Connection, patrocinado pela SAP, “The Utility of AI in Supply Chain Planning”, é um primeiro passo e o documento explora a forma como as empresas com visão de futuro já estão a utilizar a IA para, por exemplo:

  • Quebrar o paradigma do “pensamento baseado em papel”, automatizando processos de ponta a ponta;
  • Ajudar os planeadores da cadeia de abastecimento a trabalhar de forma mais eficiente e intuitiva;
  • Ligar sem problemas o planeamento da cadeia de abastecimento ao fabrico e à logística;
  • Rastrear, avaliar e operacionalizar dados de emissões de CO₂ e sustentabilidade.

Para conhecer casos de utilização da IA no planeamento da cadeia de abastecimento, o impacto que está a ter no trabalho e no planeamento da supply chain, bem como alguns caminhos de futuro para a IA neste âmbito, faça o download do white paper.